Comprando garfo de trotinete
Prepara-te para o nosso guia completo sobre a compra de forquilhas para scooters profissionais. Vamos abordar todos os aspectos mais importantes a ter em conta antes de decidir sobre uma nova forquilha para scooter de estilo livre. Estes incluem a compatibilidade, os tamanhos das rodas, o desvio das rodas e muito mais.
Uma scooter profissional perfeitamente ajustada precisa do melhor garfo. Os garfos das scooters são responsáveis por segurar a roda dianteira da sua scooter e as especificações do garfo determinam o tamanho das rodas que pode montar - tanto em termos de largura como de diâmetro da roda. Fique atento a alguns conselhos úteis sobre garfos para scooters de acrobacias!
Panorâmica
Noções básicas de garfos de scooter
O garfo passa através da caixa de direção e do tubo da cabeça do teu deck. A roda dianteira é montada na forqueta e, em cima da forqueta, são montados o sistema de compressão, as pinças e as barras. A forquilha influencia significativamente a configuração geral porque determina o tamanho das rodas que pode montar na sua scooter.
Atualmente, a maioria dos garfos das scooters são feitos de uma única peça de alumínio, reforçada através de vários tratamentos térmicos. Outrora comuns, mas agora obsoletos, são os garfos de scooter com rosca, feitos de aço. Estes garfos antigos caíram em desuso porque eram menos duráveis e mais pesados.
As forquilhas das scooters que funcionam com SCS, HIC e IHC têm um parafuso de compressão incorporado no interior do tubo da forquilha. O parafuso de compressão é enroscado neste starnut aquando da instalação do sistema de compressão.
As configurações ICS são diferentes porque, no ICS, o starnut é colocado dentro da barra e o parafuso de compressão é montado através da parte inferior do garfo antes da roda ser instalada. Se tiveres dúvidas sobre qual o sistema de compressão que estás a utilizar, é uma boa ideia obteres uma visão geral, consultando o nosso guia completo:
Peso, tamanho da roda, offset da roda e compressão são os factores chave a considerar quando se compra uma nova forquilha dianteira para scooter. Neste guia, ficará a conhecer estes assuntos em pormenor.
Temos sempre em stock garfos de scooter de alta qualidade das melhores marcas do sector e, muito provavelmente, temos um que se adequa às suas necessidades. Se está pronto para fazer uma escolha, gostaríamos de o convidar a visitar a nossa seleção de garfos de alta qualidade para scooters profissionais:
Garfos de scooter e tamanhos de rodas
Ao comprar um novo garfo para a sua scooter, assegure-se sempre da compatibilidade com as rodas. Combine o tamanho da roda em termos de diâmetro e largura. Especificamente, certifique-se de que o diâmetro da roda não excede o maior diâmetro de roda especificado para a forquilha. Além disso, certifique-se de que a largura do cubo da roda corresponde ou é inferior ao tamanho da roda especificado para o garfo.
Diâmetro da roda
A maioria dos garfos de scooter são compatíveis com rodas de 110 mm de diâmetro, o diâmetro de roda mais comum. No entanto, muitos garfos podem acomodar rodas de scooter com um diâmetro de 125 mm. Basta certificar-se de que as suas rodas não excedem a capacidade do garfo e está tudo bem.
Por exemplo, se estiver a utilizar rodas com 115 mm de diâmetro, é essencial verificar se o garfo pode acomodar rodas desse tamanho ou maiores.
Largura do Núcleo da Roda
Os garfos de scooter são concebidos para acomodar rodas de larguras específicas, normalmente entre 24 e 30 mm. Entre estes, encontramos rodas de scooter com uma largura de 26 e 28 mm.
Muitas vezes, os garfos das scooters vêm com espaçadores incluídos, de modo que um garfo capaz de suportar rodas de 30 mm de largura também pode acomodar rodas de 24, 26 e 28 mm, se forem utilizados os espaçadores correctos.
É possível montar rodas mais estreitas do que a largura máxima do cubo da roda de um garfo de scooter, mas se a roda for mais larga (por exemplo, uma roda de 30 mm de largura para um garfo de 24 mm de largura), não caberá.
Diâmetro e comprimento do eixo da forqueta
Os eixos de roda mais comuns para scooters têm um diâmetro de 8 mm, mas algumas forquilhas também são compatíveis com eixos de roda de scooters que têm um diâmetro de 12 mm. O tamanho de rolamento mais comum para as scooters é o rolamento 608, em que o diâmetro do eixo compatível é de 8 mm. As forquilhas compatíveis com a norma de 12 mm vêm frequentemente com adaptadores de 8 mm incluídos, para que possa utilizar também eixos de 8 mm.
O comprimento adequado do eixo depende da largura da forquilha da sua scooter. Necessita de um eixo que tenha, pelo menos, o mesmo comprimento que a largura do garfo, medido a partir do exterior.
O que é uma forquilha de scooter 12 Standard?
Os garfos de scooter 12STD são concebidos para acomodar eixos de roda com um diâmetro de 12 mm. Com um diâmetro de eixo tão grande, é necessário procurar o tamanho de rolamento 6001.
Uma configuração de scooter profissional de 12 padrões apresenta normalmente rodas maiores e mais largas. Em geral, pode esperar que as configurações de scooters profissionais 12STD ofereçam maior velocidade, estabilidade e durabilidade, mas estes benefícios vêm com peso extra e menos agilidade.
Muitas forquilhas 12 standard vêm com espaçadores que permitem montar eixos de 8 mm e rolamentos 608 normais na forquilha.
Se converteres para 12STD, tens de ter em conta que, para além da forqueta 12STD, vais precisar de rodas com rolamentos 6001 e de um deck que possa acomodar rodas e eixos maiores. Encontrará o que precisa na nossa seleção:
Offset de roda em garfos de scooter Pro
Medido em milímetros, o desvio da roda refere-se à distância entre o centro do eixo de rotação do garfo e o eixo da roda. O desvio da roda, também conhecido como rake, indica o quanto a roda está posicionada à frente da forquilha.
O desvio da roda influencia significativamente a estabilidade e agilidade da sua scooter porque aumenta a distância entre eixos (a distância entre as rodas dianteiras e traseiras).
Um desvio da roda de 10 mm é o mais comum. Aumenta a estabilidade e o controlo na sua configuração geral, tornando a condução da scooter mais fácil e mais previsível.
As forquilhas com offset zero são muito ágeis e reactivas. Com o offset zero, a roda dianteira fica mais próxima do condutor, tornando a scooter mais ágil e reactiva. As manobras de nariz são mais fáceis de executar com forquilhas de desvio zero porque os pés estão mais perto do chão, facilitando o equilíbrio. Os bloqueios de pé também são mais fáceis de executar, uma vez que uma parte maior da roda se presta a ser bloqueada.
Forquilhas de scooter e sistemas de compressão
Os garfos para compressão SCS e HIC são os mesmos. Têm um starnut no interior do tubo da forqueta no qual é aparafusado um parafuso de compressão. A principal diferença reside nos componentes de compressão que envolvem os garfos: O SCS utiliza uma braçadeira SCS, enquanto o HIC utiliza um calço HIC.
As forquilhas de compressão IHC têm um tubo de forquilha mais estreito, o que as torna ideais para os ciclistas que dão prioridade à minimização do peso total da sua configuração. Na maioria dos casos, os garfos IHC são os garfos de scooter mais leves.
- Forquilhas de scooter SCS: Barras padrão e de tamanho grande sem fendas e grampos SCS de tamanho grande ou padrão
- Garfos HIC para scooters: Barras de grandes dimensões com fendas e pinças não SCS de grandes dimensões
- Garfos para scooter IHC: Barras de tamanho padrão e braçadeiras não-SCS de tamanho padrão
Nas forquilhas compatíveis com ICS e ICS-10, o parafuso de compressão é instalado a partir da parte inferior da forquilha e enroscado num starnut localizado no interior das barras. Embora as configurações ICS não sejam muito comuns em scooters personalizadas, são conhecidas por serem extremamente leves em comparação com outros sistemas de compressão.
Se tiver dúvidas sobre a compatibilidade entre diferentes garfos, estes guias podem ser úteis: