Comprando sistemas de compressão para trotinetes
Os sistemas de compressão das scooters profissionais desempenham um papel vital na sua configuração. O sistema de compressão assegura uma ligação correcta entre o guiador, a cabeça e a forqueta. Quer seja um condutor de scooter principiante ou intermédio à procura de um novo kit de compressão, este guia é uma oportunidade para aprender os conceitos mais essenciais relacionados com a compressão de scooters profissionais.
Analisaremos os prós e os contras dos sistemas de compressão mais comuns e exploraremos a sua compatibilidade com outras peças da sua scooter. No final, saberá qual o tipo de compressão mais adequado para si e como tirar o máximo partido da sua scooter profissional.
Compressão SCS
1: Bar (sem fenda) 2: Parafuso de compressão 3: Tampa superior 4: Braçadeira SCS 5: Anel C 6: Forquilha 7: Plataforma (tubo da cabeça e caixa de direção)
SCS é a abreviatura de Standard Compression System (sistema de compressão padrão). Apreciada pela sua força e simplicidade, a compressão SCS é o melhor sistema de compressão para a trituração pesada. Com o SCS, obténs um sistema de compressão ligeiramente mais pesado, mas, ao mesmo tempo, o SCS é provavelmente o sistema de compressão mais robusto, e é compatível tanto com barras standard como com barras de grandes dimensões, o que também é um ponto a favor.
Como instalar a compressão SCS
A abraçadeira é fixada ao garfo através de um parafuso de compressão interno com uma tampa superior que pressiona para baixo numa aresta dentro da abraçadeira. O parafuso de compressão é rosqueado num starnut ou rosca embutida dentro do garfo (a maioria dos novos garfos SCS têm roscas embutidas). O grampo mantém a barra no lugar e é apertado com quatro parafusos.
Vê o vídeo abaixo para ver como instalar a compressão SCS:
Barras compatíveis com SCS
Para uma instalação SCS, precisas de uma barra sem uma fenda na parte inferior. Caso contrário, a barra irá partir-se porque a braçadeira irá apenas apertar a fenda. Podes cortar a tua barra para remover a fenda, ou encontrar um adaptador de barra SCS compatível para eliminar a fenda.
Abraçadeiras compatíveis com SCS
Para o SCS precisas de uma abraçadeira SCS, pois o sistema de compressão está incorporado na abraçadeira. Certifique-se de que obtém uma abraçadeira com um diâmetro interno igual ao diâmetro externo das suas barras - padrão de 32 mm ou de 35 mm.
Atenção: Se a borda interna da abraçadeira SCS não estiver acima da parte superior do garfo, não será possível obter uma conexão adequada entre a abraçadeira e o garfo. Para resolver este problema, pode utilizar um espaçador de cabeça para aumentar a posição da abraçadeira.
Forquilhas compatíveis com SCS
Todas as forquilhas HIC e SCS são compatíveis com a compressão SCS (não há diferença entre as forquilhas HIC e SCS).
Compressão HIC
1. Barra 2. Parafuso de compressão 3. Tampa superior 4. Calço IHC 5. Anel C 6. Forquilha 7. Quadro (tubo da cabeça e caixa de direção)
HIC significa Hidden Internal Compression (compressão interna oculta). Embora não seja o sistema de compressão de scooter mais leve disponível, o HIC é valorizado por ser mais leve do que o SCS e relativamente simples de montar. Uma desvantagem do HIC é que requer um guiador com uma fenda cortada na parte inferior. Esta fenda introduz um ponto de fraqueza que não está presente na compressão SCS, mais pesada.
Como instalar a compressão HIC
Um calço HIC é colocado na forqueta, e um parafuso de compressão com uma tampa superior é usado para pressionar o calço para baixo no tubo da cabeça do convés da scooter, fixando efetivamente a forqueta no lugar. É utilizada uma braçadeira para apertar a barra à volta do tubo da forqueta.
Vê o vídeo abaixo para ver como são montadas todas as peças de um sistema de compressão HIC:
Barras compatíveis com HIC
Os compassos compatíveis com HIC têm um diâmetro interno de 32 mm e um diâmetro externo de 35 mm. São feitas de materiais robustos como aço ou titânio. As barras de alumínio têm um diâmetro externo maior, mas um diâmetro interno mais estreito porque é necessário um tubo extra grosso para torná-las duráveis para a trituração. Portanto, não é possível usar barras de alumínio numa configuração HIC. As barras HIC apresentam uma fenda na parte inferior.
Abraçadeiras compatíveis com HIC
O seu grampo HIC deve cobrir todo o comprimento da fenda na sua barra. Ao adquirir uma abraçadeira para a sua configuração HIC, ela deve ter um diâmetro interno de 35 mm (superdimensionado).
Garfos compatíveis com HIC
As forquilhas HIC/SCS são compatíveis com o sistema de compressão HIC.
Nota: Para resolver este problema, insira um espaçador HIC antes de colocar o calço no garfo. Este espaçador é essencial para obter a compressão adequada e garantir um aperto eficiente da sua configuração.
Compressão IHC
1. Barra 2. Parafuso de compressão 3. Tampa superior 4. Calço IHC 5. Anel C 6. Forquilha 7. Plataforma (tubo da cabeça e caixa de direção)
A IHC, ou compressão interna oculta, partilha muitas semelhanças com a HIC. Uma vantagem significativa da compressão IHC é a sua capacidade de criar uma configuração leve com uma compressão fiável.
A principal distinção entre IHC e HIC é que os garfos IHC têm um eixo ou tubo de garfo mais fino. Este eixo mais fino permite que uma forqueta IHC funcione com barras com um diâmetro interno de 28 mm. Como resultado, ele pode acomodar barras de alumínio com um diâmetro interno padrão de 28 mm e um diâmetro externo de 35 mm.
Como instalar a compressão IHC
Um anel de compressão IHC é instalado dentro do rolamento da caixa de direção para acomodar o tubo do garfo mais estreito. Este anel elimina efetivamente qualquer movimento ou folga entre a forquilha e o rolamento da caixa de direção.
De seguida, monte um calço IHC no tubo da forqueta, colocando depois uma tampa superior sobre o calço. Enrosque o parafuso de compressão nas roscas no interior da forquilha e, quando apertado corretamente, pressiona a tampa superior para estabelecer a compressão.
Veja o vídeo abaixo para ver como montar a compressão IHC:
Barras compatíveis com IHC
A IHC adapta-se a todos os compassos que tenham um diâmetro interno de 28 mm (padrão) e uma fenda na parte inferior.
A IHC é compatível com todos os compassos com um diâmetro interno padrão de 28 mm e uma fenda inferior.
Se tenciona usar um guiador de aço ou titânio de grandes dimensões com uma forquilha de compressão IHC, precisará de um adaptador para acomodar o diâmetro interno maior.
Abraçadeiras compatíveis com IHC
Certifique-se de que o diâmetro interior da abraçadeira que está a utilizar corresponde ao diâmetro exterior do seu guiador.
Forquilhas compatíveis com IHC
As forquilhas IHC são essenciais para a compressão IHC. Apresentam veios finos para reduzir o peso e, ao contrário da HIC, uma forquilha IHC pode ser combinada com guiadores com um diâmetro interior normal de 28 mm.
Nota: O calço IHC deve ultrapassar a parte do tubo da forqueta que sobressai do tubo da cabeça. Caso contrário, não conseguirá obter a compressão correcta. Se isso ocorrer, use um espaçador de cabeça para garantir o aperto correto.
Compressão ICS
O ICS, abreviatura de Inverted/Internal Compression System (sistema de compressão invertido/interno), é conhecido pelo seu peso leve e baixo custo. Comparado com outros sistemas de compressão, o ICS requer o menor número de peças para encaixar.
As desvantagens do ICS estão principalmente relacionadas com a sua instalação e manutenção, que podem ser um pouco difíceis. Embora o seu design leve possa agradar aos ciclistas de parque com excelente controlo sobre as suas aterragens, vale a pena notar que o ICS não é nem de perto nem de longe tão durável como o SCS.
Como instalar a compressão ICS
Na compressão ICS, um parafuso atravessa a forqueta a partir de baixo. A parte do parafuso de compressão que sobressai da forqueta é roscada num starnut dentro da barra. O ICS é o sistema de compressão que requer o menor número de peças em comparação com outros sistemas.
O processo de instalação e a manutenção podem ser bastante complicados. Para ajustar o parafuso de compressão, é necessário retirar a roda dianteira. Por exemplo, se precisar de remover o guiador, é necessário remover a roda dianteira e depois desapertar completamente o parafuso de compressão.
Veja o vídeo abaixo para ver como instalar a compressão ICS:
Barras de compressão ICS
A compressão ICS depende de um starnut para poder assentar firmemente no interior da barra. Na maioria das barras de aço e titânio, a superfície é realmente lisa e dura, fazendo com que um starnut seja propenso a deslizar para baixo, afrouxando efetivamente a compressão. O alumínio é mais macio, e os starnuts agarram-se mais firmemente dentro das barras de alumínio.
Conseqüentemente, para a compressão ICS, recomendamos uma barra de alumínio ou uma barra com um starnut permanentemente embutido.
As barras ICS normalmente têm um diâmetro interno de 28 mm e uma fenda na parte inferior, semelhante às barras IHC e HIC. O diâmetro exterior pode variar entre 32 mm e 35 mm, por isso certifique-se de que o diâmetro interior do seu grampo corresponde ao diâmetro exterior do seu guiador.
Compressão ICS-10
O sistema de compressão ICS-10 é muito semelhante ao ICS padrão. A única diferença é o tamanho da rosca do parafuso de compressão.
Os parafusos de compressão ICS-10 têm rosca M10, enquanto o ICS normal usa rosca M6.
Os parafusos mais grossos são ligeiramente mais duráveis do que os parafusos M6 mais finos.
No vídeo abaixo, pode ver como a compressão ICS10 é montada:
Vídeo explicativo sobre sistemas de compressão
Veja este vídeo explicativo, repleto de conhecimentos especializados sobre compressão de scooters. Nele, aprenderás sobre os sistemas de compressão SCS, HIC, IHC e ICS-10.