Comprando botas de esqui cross country
Ao comprar botas de esqui cross country, é essencial que você considere o contexto em que as usará. O design das botas de esqui cross country difere dependendo se vai ser usado para ir de cabana em cabana na Noruega ou para estabelecer um recorde no famoso concurso Vasaloppet na Suécia.
Encontre o tamanho certo
A maioria das pessoas usa uma meia mais grossa em botas de esqui cross country, portanto, as botas devem ser cerca de 1/2 (meio tamanho) a 1 tamanho maior do que seus tênis de corrida.
Combinação de botas e fixações de esqui cross country
É vital que suas botas de esqui cross country se ajustem às suas amarrações:
- As botas Alpina cabem nas fixações Rottefella NNN, Fischer e Rossignol Turnamic e Salomon Prolink
- As botas Salomon SNS e Atomic SNS se encaixam nas fixações Salomon e Atomic SNS
- As botas Salomon Prolink e Atomic Prolink se encaixam nas fixações Salomon Prolink e Atomic Prolink, mas também se encaixam nas fixações Rottefella NNN e Rossignol e Fischer Turnamic
- As botas Madshus se encaixam nas fixações Rottefella NNN, Fischer e Rossignol Turnamic e Salomon Prolink
- As botas Rossignol ajustam-se às fixações Rossignol e Fischer Turnamic, fixações Rottefella NNN e fixações Salomon / Atomic Prolink
- As botas Fischer se ajustam às fixações Fischer e Rossignol Turnamic, Rottefella NNN e Salomon / Atomic Prolink
Leia mais sobre qual compatibilidade entre botas e fixações neste guia: " Comprando fixações "
Botas de esqui cross country Classico
As botas de esqui cross country nesta categoria são projetadas para esquiadores experientes e novatos. Para iniciantes, o foco deve ser manter os pés aquecidos com um forro mais grosso, junto com a escolha de botas que forneçam suporte ao redor do calcanhar e tornozelos. Este tipo de bota é bom para o feriado anual de inverno ou para os corredores pela primeira vez no concurso Vasaloppet.
As botas clássicas de esqui cross country para esquiadores mais experientes costumam ser mais leves do que as botas para iniciantes. Eles vêm com um forro mais fino para que as botas não fiquem tão quentes, mas, por sua vez, mais leves e criadas com um contraforte de salto mais rígido, que dá ainda mais transferência de força.
Botas de esqui cross country skate
As botas de esqui cross country (e esqui) para o estilo de skate são projetadas de forma diferente em comparação com o equipamento clássico. A razão para isso é que o padrão de movimento no esqui de skate é muito diferente do esqui clássico. Na modalidade skate, os tornozelos são significativamente mais carregados. Portanto, as botas de skate são projetadas com uma cinta de tornozelo mais rígida e mais alta, que pode ser feita de plástico ou carbono.
Além disso, as botas de skate diferem das botas clássicas de esqui cross country por apresentarem sola rígida. Isso significa que você pode começar com a sola inteira, enquanto no estilo clássico começa apenas com o antepé. Com isso, você ganha mais força no kick.
Botas de esqui cross country Combi
Se gosta tanto de skate como de esqui clássico e só quer um par de botas ou precisa do apoio para o tornozelo de botas clássicas, as botas combi são as botas de esqui cross country ideais para você.
As botas combinadas combinam uma bota clássica com uma bota de skate. Isso resulta em uma bota com apoio de tornozelo sólido, o que é bom para patinar e mantém os tornozelos estáveis quando você chuta. Ao mesmo tempo, a sola é macia como em uma bota clássica, para que você possa subir com o pé da frente na sua corrida diagonal. Isso é muito difícil em uma bota de skate.
Botas Rollerski
A maioria das pessoas usa botas de esqui cross country quando anda de patins fora da temporada de esqui, e tudo bem. Se você já experimentou esta solução e sente que seus pés ficam muito quentes durante o exercício no verão, recomendamos que você compre botas rollerski de verão para ligações NNN (NIS), que são mais leves e melhor ventiladas do que as tradicionais botas de esqui cross country.
Observe que suas botas se desgastam mais ao usá-las para esqui em rodas, porque a areia e o sal desgastam as botas, especialmente no zíper. Suas botas não durarão tanto no asfalto e em caminhos de cascalho em comparação com as trilhas de neve. Para prolongar a vida útil de suas botas, você pode escová-las para removê-las de grãos e sujeira e, em seguida, armazená-las em um local seco quando não estiverem em uso.