Compatibilidade de fixações de esqui cross country e roller
Ao comprar equipamentos para esquis cross country (também chamados de esqui nórdico) e roller, você deve garantir que as fixações e o calçado escolhidos sejam compatíveis. Como você usa muitos equipamentos iguais para esqui cross country e roller e os fabricantes são os mesmos, este guia é válido para ambas as categorias.
Padrões diferentes - NNN, SNS e Prolink
Dois fabricantes de fixações e de solas de botas estão a definir os padrões como medidas, mecânicas específicas e soluções exclusivas. É Rottefella (Noruega) e Salomon (estabelecido na França).
Rottefella
O sistema Rottefella é denominado NNN, que significa Nova Norma Nórdica. Este sistema é encontrado tanto na sola da bota quanto na fixação. Isso significa que a Rottefella fabrica as fixações, mas não produz a bota inteira. Eles licenciam a tecnologia de botas apenas para outros fabricantes de botas. Os fabricantes de equipamentos de cross country que utilizam o sistema de sola Rottefella na produção de botas são Rossignol, Madshus, Alpina, Alfa, Yoko, Fischer e Peltonen.
Alguns desses fabricantes imprimem seu próprio nome na fixação e dessa forma a Rottefella NNN, por exemplo, terá o nome de fixação Fischer NNN. Leia mais sobre a tecnologia Rottefella NIS na seção “O que é Rottefella NIS?” que você pode encontrar mais adiante neste artigo.
Salomon
Salomon é conhecido pelo sistema de fixação e bota SNS, que significa Salomon Nordic System. Além disso, eles projetaram um novo sistema de vinculação chamado Prolink.
O sistema SNS é feito em duas versões; um para esqui clássico e outro para roller esqui. A diferença é que as fixações de roller esqui têm um ponto de conexão extra entre a fixação e a bota que fornece rigidez torcional otimizada para o impulsionar de lado durante uma sessão de roller esqui. Este ponto de conexão extra é um braço com mola que é conectado a um pino na capa sob o pé - além do pino frontal que se conecta ao ponto de conexão frontal. Isso significa que as fixações roller SNS têm dois pontos de conexão e as botas de roller SNS têm dois pinos que permitem essa conexão dupla.
Oposto à fixação roller SNS e ao sistema de inicialização está o sistema clássico de fixação e inicialização que só tem um pino na inicialização que se conecta a um ponto na frente da amarração. Além disso, a encadernação clássica SNS não tem braço com mola como ponto de conexão adicional.
Em 2016, o Salomon introduziu outro sistema de ligação e inicialização chamado Prolink. Este sistema é único na forma como é montado como os sistemas de ligação SNS, mas é compatível apenas com inicializações NNN. Isso significa que as botas com sola NNN da Alpina, Fischer, Rossignol, Madshus, Alfa e Peltonen cabem na capa Prolink.
Observe que os produtos Salomon SNS e Salomon Prolink não podem ser combinados. O que significa que as botas Salomon SNS não são compatíveis com as ligações Salomon Prolink e as botas Salomon Prolink não podem ser combinadas com as ligações Salomon SNS.
Fixações para botas combi
As fixações para botas combinadas seguem os padrões e tecnologias mencionados acima. Se for uma chuteira Salomon SNS combi, ela terá dois pinos e, portanto, caberá nas fixações de roller SNS. Ele também se encaixa nas fixações clássicas SNS que não têm um braço com mola, mas sim um deslize no lugar onde o pino de metal está sob o pé.
Qual é a diferença entre NNN e SNS?
Mesmo que os sistemas de fixação e inicialização SNS e NNN à primeira vista possam parecer iguais, eles são diferentes. Se você, por exemplo, tentar fazer com que uma inicialização SNS se encaixe em uma fixação NNN, você perceberá que a largura no ponto de conexão não caberá - eles têm medidas diferentes. Rottefella NNN é mais largo que o Salomon SNS.
O que é Rottefella NIS?
A Rottefella desenvolveu ainda mais a maneira de anexar a fixação Rottefella NNN ao esqui. Este sistema é ajustável para que você possa mover a fixação um pouco para a frente do esqui (fornecendo mais aderência - bom para esqui em colinas) ou um pouco para trás (fornecendo mais deslizamento - bom para esqui suave). NIS (Nordic Integrated System) é o nome da placa que você fura e/ou cola no esqui. Esta placa NIS pode ter sido pré-instalada de fábrica ou você mesmo pode montá-la. Quando esta placa está no esqui, ela permite que você clique na ligação NNN deslizando-a no lugar certo com a chave NIS. Agora você pode ajustá-lo para a posição preferida. A placa Rottefella NIS não pode ser usada para fixações Salomon SNS ou fixações Salomon Prolink.
Equipamento compatível para esqui de turismo nórdico fora das pistas
Além do acima mencionado, Rottefella e Salomon fazem fixações para cross country / esqui nórdico fora de pistas - esqui backcountry. Rottefella deu o nome de Rottefella BC (Backcountry) e Salomon chamou de Salomon BC.
Estas fixações são feitas mais fortes e poderosas para que se adaptem às condições mais adversas fora dos trilhos.
Esses dois sistemas de ligação são para botas de backcountry especiais, o que significa que as ligações de BC não caberão em NNN, SNS ou Prolink normais. O pino nas botas e o ponto de conexão nas fixações são muito mais largos. Este equipamento não é muito útil para roller esqui.