Guia de compra para patins em linha de fitness
Quando procuras patins em linha de fitness há 3 coisas que deves ter em mente: tens de escolher um tamanho europeu maior ou meio tamanho britânico maior do que o teu tamanho do calçado normal, considerar o tamanho das rodas e prestar atenção se queres uma bota macia ou dura.
Vê este vídeo onde te guiamos rapidamente pelos aspetos mais importantes que precisas de saber antes de comprares o teu primeiro par de patins em linha recreativos ou fitness.
Os patins em linha de fitness são igualmente adequados para exercitar ou para finas recreativos com patins agradáveis e fáceis de controlar. Estes são reconhecidos pela seu ajuste ideal e elevado conforto e, além disso, são respiráveis e proporcionam uma boa sensação nos pés, para que possas patinar com facilidade. Os patins em linha de fitness podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade - desde crianças até aos mais idosos.
Patins em linha de fitness - para os saudáveis e sociáveis
Os patins em linha de fitness são uma forma divertida de queimar calorias enquanto inspiras o ar puro. Além disso, é uma ótima atividade social para praticar com a família, amigos ou com o teu namorado, ou a tua namorada.
Inúmeros médicos recomendam inclusive a prática de patinagem com patins em linha como uma alternativa a correr se tiveres problemas nos joelhos, porque quando patinas fazes movimentos de deslize longos que são mais suaves para os joelhos quando comparados com os impactos que sentes enquanto corres e para mais, ainda desfrutar do prazer de passar bons momentos ao ar livre.
Os patins em linha recreativos são disponibilizados em muitos modelos e designs, tornando possível encontrares um par de que gostas.
Rodas para patins em linha de fitness
TAMANHO DA RODA
A escolha do tamanho da roda depende da distância que gostarias de percorrer.
- Para distâncias maiores (ex. uma maratona ou exercícios normais) deves utilizar rodas maiores. Estas farão com que seja mais fácil manteres a velocidade e utilizares menos energia. Recomendamos uma roda com um tamanho de 90-100 mm de diâmetro, ou inclusive de 110 mm.
- Para distâncias mais curtas (ex. patinar pela cidade) deves utilizar rodas mais pequenas. Estas farão com que os teus partins sejam mais fáceis de manobrar, fazendo com que seja mais fácil parares e virares. Recomendamos um tamanho de roda de 80-84 mm.
DUREZA DA RODA
A dureza da roda é indicada com um A. Para patins em linha de fitness a dureza adequada é de 78-85A.
- Quanto maior o número do A, mais duras são as rodas.
- Quanto menor o número do A, mais macias são as rodas.
A dureza das rodas afeta a vida útil, aderência, velocidade e efeito de absorção dos impactos das rodas.
- As rodas mais macias significam melhor aderência e absorção dos impactos, mas uma vida útil mais curta e menos velocidade.
- As rodas mais duras significam uma vida útil mais prolongada e maior velocidade, mas menos aderência e absorção dos impactos.
Lê o nosso guia Termos das rodas explicados, caso desejes saber mais sobre as rodas dos patins.
Rolamentos
Para te assegurares de que os teus patins em linha têm o melhor desempenho possível, é importante tratares bem os rolamentos. Isto significa:
- Evita a água e humidade o máximo possível.
- Evita a areia e a terra.
O rolamento é um componente dentro da roda, importante para a capacidade de rotação da roda. Na SkatePro, especificamos tipicamente os rolamentos segundo a escala ABEC que define a precisão do rolamento.
- Quanto maior a classificação ABEC, maior a precisão e menor a resistência ao rolar - isto faz com que seja mais fácil manteres a velocidade e, assim sendo, rolares melhor.
Recomendamos que compres marcas reconhecidas ao invés de te focares apenas na classificação ABEC, dado que a qualidade de um rolamento não é determinada apenas pela ABEC, mas sim por vários parâmetros conjugados. Isto significa que um rolamento ABEC 5 de uma marca pode rolar na realidade melhor do que um rolamento ABEC 7 de outra marca. Se desejas obter mais detalhes sobre os rolamentos, podes ler o nosso guia Comprar rolamentos.
Botas e forros
BOTA MACIA VS. BOTA DURA
A escolha de uma bota macia ou dura dependente inteiramente do teu gosto.
- Uma bota macia é tipicamente mais confortável e bem ventilada.
- Uma bota dura é tipicamente mais estável e fornece mais controlo.
Forros
No caso de alguns patins em linhas podes comprar forros (bota interior) separados para tornar a bota mais confortável. No entanto, com os patins em linha de fitness isto não é habitualmente necessário dado que estes já foram projetados com um forro confortável logo à partida, para fornecerem um conforto elevado - algo pelo qual já são reconhecidos.
Patins em linha de mulher e de homem
Os patins em linha são frequentemente separados em modelos de mulher e modelos de homem, mas habitualmente não há mais nenhuma diferença para além do design visual. Algumas marcas, contudo, projetaram modelos especificamente destinados aos pés das mulheres ou aos pés dos homens. Se queres comprar um par de patins em linha de fitness do sexo oposto na nossa loja web, podes dispor e contactar-nos para te aconselharmos sobre a melhor opção.
Tamanho/Ajuste
- Lê sempre o guia de tamanhos caso te seja disponibilizado nas páginas específicas do produto.
- Escolhe aproximadamente um tamanho UE maior do que o tamanho habitual do teu calçado, a não ser que te seja indicado de outra forma no guia de tamanhos.
- Experimenta os patins durante aproximadamente 10-15 minutos. Testa-os apenas dentro de casa, na eventualidade de os quereres devolver.
Deves conseguir mover um pouco os dedos dos pés. Estes não devem tocar no nariz do patim. Se os teus patins em linha te parecerem demasiado apertados mal os calças, estes magoar-te-ão a partir do momento em que os começares a utilizar. Todavia, lembra-te de que as botas tendem a expandir um pouco passado algum tempo, e se tiveres uma bota macia, esta expandir-se-á mais do que uma bota dura.
As pessoas com pés finos tendem frequentemente a escolher determinados modelos, tais como os patins K2, dado que proporcionam uma maior sensação de ajuste em redor do pé. Por outro lado, as marcas como a Rollerblade e Powerslide são frequentemente as escolhidas pelas pessoas que têm pés mais largos.
Dado que o ajuste de um patim é uma questão pessoal e não há pés iguais, nunca podes estar 100% certo de que os primeiros patins em linha que experimentas te servirão na perfeição. É por isso que tens de ir experimentando - tal como o calçado normal. Lembra-te também de utilizar os guias de tamanho específicos - estes ajudar-te-ão imenso.
Sistema de Aperto - Fivelas e Atacadores
Os patins em linha de fitness estão frequentemente equipados com um sistema de aperto constituído tanto por fivelas como atacadores. Alguns modelos têm inclusive um sistema de perto de cordão especial em que os patins são apertados quando rodas a maçaneta. As fivelas são mais rápidas de apertar do que os atacadores e são mais fáceis de alcançar novamente o mesmo ajuste. Com os atacadores, contudo, podes apertar a bota de forma diferente ao longo do pé.
A escolha de um ou outro sistema de fecho é uma questão de preferência pessoal. Acima de tudo, tens de escolher um par de patins com um sistema de fecho que te fornece o ajuste perfeito para ganhares total e ideal controlo sobre os teus patins em linha.
Travão
A maioria dos patins em linha apresenta um patim com um travão pré-montado. Podes trocá-lo para o outro patim caso prefiras travar com o outro pé. Dado que os travões são um componente de desgaste e desgartar-se-ão por inteiro numa determinada altura, recomendamos que compres um par extra logo à partida.
Desta forma tens sempre um par pronto para usar e também evitas o risco de um travão ser descontinuado. As marcas reconhecidas, contudo, oferecem habitualmente travões para o mesmo modelo durante um período alargado de tempo.
Estrutura
A estrutura dos patins em linha de fitness é habitualmente feita de alumínio, o qual é mais rígido e estável, fornecendo assim melhor transferência de potência quando comparados com os que apresentam uma estrutura de nylon/compósito. Se te é importante tirar alguns segundos ao teu melhor tempo, deves optar por uma estrutura de alumínio. Mas se estás a planear utilizar os teus patins em linha para exercitar e passear, o material da estrutura já não é assim tão importante.
Proteção Enquanto Patinas
Recomendamos sempre que utilizes equipamento de segurança certificado. É por isso que só encontras equipamento que foi certificado segundo as normas EN 1078. Além disso, a maioria do nosso equipamento foi testado por patinadores.
No mínimo, recomendamos um capacete, dado que fornece proteção extra para a parte posterior da cabeça, e protetores de pulso, dado que habitualmente utilizas as mãos durante uma queda.
Lembra-te de que a proteção enquanto patinas não se limita a proteger-te, esta também te proporciona um sentimento de segurança, dando mais coragem para experimentares mais e, assim, aprenderes mais rápido. E, na eventualidade de caíres, não te magoarás, nem por sombras, tanto como te magoarias sem o teu equipamento de proteção.
Consulta a nossa ampla seleção de patins em linha de fitness
Está à vontade para nos contactares para receberes mais conselhos caso ainda tenhas quaisquer dúvidas. A nossa equipa de apoio ao cliente está sempre disponível para te ajudar :-)