Rodas para patins em linha - Um guia completo
Este guia contém tudo o que precisa de saber sobre rodas para patins em linha. Vamos ajudá-lo a tomar uma decisão rápida com base no seu estilo de patinagem, mas também terá uma apresentação mais aprofundada de termos-chave como o tamanho da roda, o durómetro, o ressalto, a aderência e o perfil da roda.
- Tamanho da roda: Afecta a velocidade e a capacidade de manobra.
- Durómetro: Dureza da roda - afecta a velocidade e a absorção de vibrações.
- Ressalto: A rapidez com que a roda regressa à sua forma original após a compressão.
- Aderência: Determina o grau de aderência da roda à superfície.
- Perfil da roda: Afecta a velocidade e a estabilidade.
Panorâmica
Panorâmica
Que rodas de patins em linha devo escolher?
A escolha das rodas de patins em linha é mais fácil se souber que tipo de roda é recomendado para o seu estilo de patinagem.
Independentemente do estilo de patinagem em linha que pratica, terá de prestar especial atenção ao tamanho e à dureza das rodas e combiná-las com as superfícies em que vai patinar.
Estilo de patinagem em linha |
Propriedades |
Gama de tamanhos / Gama de dureza |
Rodas de patins de fitness |
Rolagem suave Transferência de potência
|
80-110 mm 80A-88A |
Patins Freeskate |
Ágeis e rápidas |
75-110 mm 84A-88A |
Patins agressivos |
Estáveis e amortecedoras Tamanho pequeno Perfis planos ou redondos |
55-80 mm 88A-95A |
Rodas de hóquei em patins |
Ágeis e aderentes Boa aceleração Algumas são específicas para interiores |
65-84 mm 72-84A
|
Rodas de speed skates |
Velocidade máxima Interior / pistas / exterior / estradas |
100 mm-125 mm 83A-90A |
Compatibilidade das rodas de patins em linha
As rodas de patins em linha têm uma largura padrão de 24 mm, o que facilita a procura de rodas compatíveis para os seus patins em linha. Qualquer roda menor ou igual ao diâmetro máximo especificado para a estrutura do seu patins pode ser montada neles.
Ao compreender especificidades como a dureza, o ressalto, a aderência e o perfil, poderá escolher rodas que não só se adaptam como também melhoram o desempenho dos seus patins em linha.
Continue a ler para saber mais ou vá diretamente para a nossa seleção:
Diâmetro - Tamanho da roda de patins em linha
O diâmetro de uma roda de patins em linha é medido em milímetros (mm) e é normalmente impresso na lateral da roda. Se não tiver a certeza, pode medir o diâmetro você mesmo.
O diâmetro da roda afecta significativamente o comportamento das rodas de patins em linha. Factores como a aceleração, a velocidade, a manobrabilidade e a estabilidade direcional são diretamente influenciados pelo tamanho das rodas.
Eis como o diâmetro da roda afecta o desempenho dos patins em linha:
- Diâmetro mais pequeno: Melhor aceleração e mais fácil de controlar.
- Diâmetro maior: velocidades máximas mais elevadas e maior estabilidade direcional.
O diâmetro da roda recomendado é diferente para cada estilo de patinagem. Na tabela abaixo, apresentamos as nossas recomendações gerais para cada estilo de patinagem em linha:
Guia de Tamanhos de Rodas de Patins em Linha
Estilo de patinagem em linha | Gama de tamanhos |
Patins agressivos | 55-80 mm |
Rodas de hóquei em patins | 65-84 mm |
Rodas de patins de fitness | 80-110 mm |
Patins Freeskate | 75-110 mm |
Rodas de speed skates | 100-125 mm |
Durómetro - Dureza das rodas de patins em linha
A dureza relativa das rodas de patins é normalmente medida em durómetro, um método padronizado para medir a dureza de materiais como a borracha e os plásticos. A escala A é mais frequentemente utilizada para classificar a dureza das rodas de patins. Verá um número seguido de um A (por exemplo, 82A), em que um número mais elevado indica uma roda mais dura.
A escala A ajuda-o a identificar rapidamente a dureza relativa de diferentes rodas e, normalmente, pode encontrar a classificação do durómetro impressa na parte lateral da roda.
A dureza ideal da roda depende do seu estilo de patinagem. Na tabela abaixo, encontrará as nossas diretrizes gerais para escolher a dureza correta da roda de patins em linha para o seu estilo de patinagem em linha:
Tabela de dureza das rodas de patins em linha
Estilo de patinagem em linha | Faixa de dureza |
Rodas de Patins agressivos | 88A-95A |
Rodas de hóquei em patins | 72A-84A |
Rodas de patins de fitness | 80A-88A |
Patins Freeskate | 84A-88A |
Rodas de speed skates | 83A-90A |
A dureza da roda determina o desempenho da roda em diferentes superfícies e sob várias condições. Tenha sempre em consideração a dureza das rodas que está prestes a comprar, uma vez que esta tem um impacto significativo no desempenho dos seus patins.
Rodas de patins em linha duras vs. macias
É importante compreender como a dureza afecta o desempenho das suas rodas - especialmente se estiver a escolher entre duas rodas em que uma é mais dura do que a outra.
Como a dureza da roda influencia o desempenho dos seus patins:
Vantagens das rodas mais duras
- Velocidades mais elevadas
- Mais duráveis
Contras das rodas mais duras
- Menor aderência
- Menor absorção de vibrações
Vantagens das rodas mais macias
- Melhor aderência
- Maior absorção de choques
Contras das rodas mais macias
- Menor velocidade
- Menos duráveis
A regra geral para as rodas de patins em linha é que as rodas mais macias proporcionam uma melhor absorção das vibrações e uma maior aderência. Por outro lado, as rodas mais duras oferecem menos absorção de vibrações e menor aderência.
Escalas de dureza alternativas
Algumas marcas utilizam a escala de pegada para classificar a dureza das rodas de patins. Eis como a escala de pegada se converte na escala A:
- F0 - equivale a cerca de 88A
- F1 - equivale a cerca de 85A
- F2 - igual a aprox. 84A
- F3 - igual a aprox. 83A
Ressalto das rodas de patins em linha
O termo rebound descreve a capacidade de uma roda voltar rapidamente à sua forma original depois de ter sido comprimida. Em cada passada, a roda é comprimida e, se tiver um rebound elevado, voltará à sua forma original, ajudando a velocidade. Por outro lado, se a roda tiver um ressalto baixo, a energia das suas passadas será absorvida e não será transferida para a velocidade. Por conseguinte, o ressalto das suas rodas tem um impacto significativo na sua velocidade.
O ressalto elevado é frequentemente uma caraterística das rodas de alta qualidade. Muitos fabricantes rotulam as suas rodas com ressalto elevado como SHR urethane, que significa Super High Rebound. Não existe uma forma universal de comparar o ressalto das rodas, mas muitas vezes as rodas mais baratas têm menos ressalto, enquanto as rodas mais caras de fabricantes de confiança tendem a ter um ressalto mais elevado.
Aderência das rodas de patins em linha
A aderência das rodas de patins em linha é influenciada pelas propriedades da fórmula de poliuretano (PU) utilizada na borracha da roda. A dureza da roda é um fator significativo a este respeito.
A dureza da roda e a aderência estão correlacionadas da seguinte forma:
- Rodas mais macias: Mais aderência.
- Rodas mais duras: Menos aderência.
A superfície em que se rola determina a aderência de uma determinada roda. Para superfícies muito escorregadias, como pistas ou parques de skate cobertos, é necessária mais aderência para evitar o deslizamento. Em superfícies mais ásperas, como o asfalto, a aderência é menos importante.
Assim, ao patinar em superfícies mais ásperas, pode optar por rodas comparativamente mais duras sem se preocupar com a perda de tração em situações indesejadas.
Perfil da roda de rodas de skate em linha
As rodas de skate em linha têm perfis diferentes que variam de planos a pontiagudos. O perfil da roda determina a largura do ponto de contacto entre a roda e a superfície. Um perfil plano tem uma área de contacto maior, enquanto uma roda pontiaguda tem uma área de contacto menor.
As rodas pontiagudas são utilizadas em vários estilos de patinagem, desde os patins de fitness aos speed skates orientados para o desempenho. A sua área de contacto estreita minimiza o atrito e a resistência ao rolamento, tornando-as altamente eficientes. Os perfis de rodas pontiagudas dominam o mercado das rodas de patins em linha devido à sua versatilidade e propriedades de velocidade desejáveis.
As rodas planas são utilizadas exclusivamente para Patins agressivos. Embora possam não ser muito rápidas, oferecem uma excelente estabilidade, o que é benéfico para as manobras de aterragem.
As rodas arredondadas são normalmente utilizadas nos Patins Freeskate e nos Patins agressivos. Na Patins agressivos, as rodas arredondadas são frequentemente encontradas em configurações planas, onde as arestas arredondadas reduzem o risco de picadas de roda. São mais fáceis de controlar do que as rodas pontiagudas, o que as torna uma boa escolha para principiantes que podem beneficiar da sua natureza mais tolerante.
Cubos das rodas de patins em linha
O núcleo da roda é o cubo. O cubo está centrado na roda e mantém os rolamentos posicionados. O cubo é normalmente feito de plástico duro ou alumínio. Normalmente, um núcleo de alumínio tem mais peso (dependendo do design), mas também é mais resistente ao impacto e durável do que um núcleo de plástico.
Os cubos para rodas de patins em linha podem ser divididos nestes tipos principais:
- Núcleo sólido: Um núcleo sólido é muito forte, mas também mais pesado.
- Núcleo com raios: Mais leve, mas não tão durável como as rodas de núcleo sólido.
- Núcleo oco: Um meio-termo dourado entre baixo peso e durabilidade.
Para um desempenho ótimo, as rodas de patins em linha têm de ser fortes e duráveis, mas o mais leves possível. As rodas mais leves requerem menos energia para levantar os patins, aumentando a eficiência e reduzindo a fadiga.
Manutenção das rodas de patins em linha
Recomendamos que faça o seu melhor para prolongar a vida útil das suas rodas. Uma vez que as rodas se desgastam mais rapidamente do que qualquer outra parte dos patins, um planeamento cuidadoso pode ajudá-lo a poupar dinheiro. O desenvolvimento de um programa constante de rotação das rodas pode prolongar a sua vida útil e manter os seus patins com o melhor desempenho possível.
Um padrão de desgaste natural das rodas dos patins em linha é que a linha central da roda se desloca para o exterior dos patins, criando uma superfície diagonal plana no lado interior das rodas. Isto não é benéfico para a sua técnica e, quando isto acontece, é altura de rodar as rodas.
A rotação das rodas dos patins pode garantir que as rodas mantêm uma forma consistente. Recomendamos o nosso guia sobre a rotação das rodas para quem tem dúvidas sobre como proceder:
Se tiver dúvidas sobre se está na altura de comprar novas rodas para os seus patins em linha, deve consultar o nosso guia sobre o assunto:
Se precisar de ajuda para montar as rodas, aqui está a solução:
Se precisar de conselhos sobre a manutenção geral dos patins em linha, temos um guia online repleto de conselhos úteis aqui mesmo:
... E os rolamentos?
Temos guias separados dedicados aos rolamentos das rodas. Este guia contém tudo o que precisa de saber sobre o seu funcionamento:
Se o seu rolo não é tão suave como costumava ser, pode ser porque os seus rolamentos não estão em boa forma. Nesse caso, considere a hipótese de lhes dar uma limpeza completa e um novo lubrificante: