Guia de Trucks para Skate
Obter os melhores trucks de skate fará uma enorme diferença se quiser atualizar a sua configuração. Os trucks de skate têm uma influência vital na estabilidade, manobrabilidade e desempenho geral do seu skate. Neste guia de compra abrangente, vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre trucks de skate, desde os tamanhos e estilos até ao aperto e instalação.
A escolha de trucks de skate pode ser complicada, mas, em geral, se comprar a um fabricante de trucks de skate bem conhecido e garantir que obtém o tamanho certo para o seu deck, há uma boa hipótese de ficar satisfeito com a sua compra. Se comprar um skate completo, os trucks já estão montados e o seu tamanho é especificamente adequado para a configuração geral.
Panorâmica
Explicação das peças do truck do skate
1. Eixo 2. Suspensor 3. Porca do pino mestre 4. Buchas 5. Placa de base
Vamos começar com o básico antes de entrarmos nos detalhes mais finos. O que são exatamente trucks de skate? Em termos simples, os trucks são as peças metálicas em forma de T que se fixam na parte inferior do deck do skate. São responsáveis por segurar as rodas e consistem em dois componentes principais que rodam, ou giram, um contra o outro: a placa de base e o suporte. Estes são mantidos juntos por um parafuso - ou pino mestre - que também segura os casquilhos. Vamos analisar as partes principais de um truck de skate:
Placa de base
A placa de base é a parte plana de metal montada diretamente no deck através de 4 parafusos. Uma das funções da placa de base é distribuir o peso do skater uniformemente por todo o truck para proporcionar estabilidade e, ao mesmo tempo, distribui o impacto das aterragens no deck. Os copos pivotantes também se encontram nas placas de base e são responsáveis pela capacidade de rotação do suspensor. Por conseguinte, os pivôs afectam a suavidade das suas curvas. Sendo a ligação direta entre o convés e o suspensor, a placa de base é essencial para o truck e para a sua configuração geral.
Suspensor
O suporte do truck é o maior componente de um truck de skate. É uma barra de metal oblonga que assume uma forma triangular em direção ao pivô, que entra no copo do pivô na placa de base. Os ganchos moem diretamente sobre os carris, os copings e as bordas e, por isso, desempenham um papel vital nos seus truques de grind.
Eixo
O eixo da roda estende-se pelo interior do suspensor e tem roscas em ambas as extremidades, onde as porcas são fixadas para manter as rodas no lugar. Com o passar do tempo, as roscas exteriores podem desgastar-se (especialmente se fizer muitos suportes de carris), mas podem ser reenroscadas com as ferramentas certas. Muitas ferramentas em T estão equipadas com roscas de eixo de 5/16". Se já precisou de voltar a atarraxar os seus trucks no passado, uma ferramenta de skate com atarraxador é uma solução prática. Encontre uma na nossa seleção:
Pino mestre
O pino mestre é um parafuso grande que passa pelo centro do truck e mantém todas as diferentes partes do truck juntas. Com a porca do pino mestre, pode ajustar o aperto dos seus trucks. Os pinos-rei podem partir-se devido às forças que suportam, mas podem ser substituídos.
Buchas de camião
As buchas são as almofadas de borracha que se situam entre a placa de base e o suspensor. Facilitam a transferência de pressão dos seus pés para os suspensores e, desta forma, influenciam a agilidade da sua instalação. A firmeza dos casquilhos afecta a sua capacidade de viragem:
- Casquilhos duros: Truck mais rígido e mais estável, o que pode ser uma vantagem se os trucks forem vacilantes. Os casquilhos duros requerem mais esforço para iniciar as curvas.
- Casquilhos macios: Óptimas para carving e cruising, e para skaters que gostam da sensação de trucks soltos que respondem rapidamente aos seus movimentos.
Aprenda a instalar buchas de skate ou encontre um novo conjunto de buchas, arruelas ou ferragens:
Agora que está familiarizado com as diferentes partes de um truck de skate, vamos explorar algumas considerações importantes ao escolher os trucks certos para a sua configuração.
Tamanhos de Truck de Skate e Como Medir Trucks de Skate
Os tamanhos dos trucks de skate têm duas variáveis: largura e altura. Aqui, terá uma breve introdução que o ajudará a determinar que tamanho de trucks de skate deve escolher.
Largura do truck de skate
É importante combinar a largura do seu truck com a largura do seu deck. No skate, não se quer que a largura dos trucks se desvie muito da largura do deck. Os trucks demasiado estreitos são instáveis, ao passo que os trucks demasiado largos podem atrapalhar os seus sapatos quando faz força, e a largura extra também torna mais difícil fazer truques de flip.
As marcas de trucks de skate descrevem o tamanho dos seus trucks com números que se referem à largura do gancho sem contar com a largura dos eixos. No entanto, a largura do eixo define a largura total do truck, e a largura total do truck é a medida que se pretende que corresponda à largura do deck.
Na SkatePro, especificamos a largura do eixo dos trucks individuais em nossa seleção, para que você não tenha que consultar um Guia de Tamanhos de Truck de Skate que converte os tamanhos do fabricante do truck para polegadas.
Altura do truck de skate
A altura do truck refere-se à distância entre a placa de base e o centro dos eixos. Por outras palavras, a altura do truck (ou perfil do truck) define a distância entre os trucks e o deck. Ao escolher a altura do truck, existem duas preocupações principais: a distância entre o deck e as rodas, e a distância entre o deck e o chão.
A altura do truck do skate é normalmente dividida em trucks altos, médios ou baixos, o que facilita a escolha. Vamos considerar as características destes três:
- Trucks baixos (46-49 mm): Uma vez que o deck está mais próximo do chão, é mais fácil para as crianças, os principiantes e as pessoas de pernas curtas controlarem um setup com trucks baixos, simplesmente porque se sentem mais estáveis. Não ultrapasse as rodas de 53 mm de largura, a não ser que utilize risers para aumentar a distância entre as rodas e o deck!
- Camiões médios (49,5-53,5 mm): Como já deve ter adivinhado, os trucks médios são o meio-termo versátil e dourado entre os trucks altos e baixos. Medindo 49,5-53,5 mm, os trucks médios são uma óptima escolha para a maioria dos skaters. Não ultrapasse os 56 mm de diâmetro de roda, a menos que adicione risers.
- Camiões altos (53,5-60 mm): Elevando-o mais acima do chão, há muitas boas razões para optar por trucks mais altos. Podes montar rodas maiores e criar uma boa configuração para cruzeiro e carving graças ao espaço extra entre as rodas e o deck. Se gosta de freestyle skateboarding, os trucks altos dão-lhe uma plataforma mais larga, facilitando o equilíbrio quando faz rail stands.
Especificamos sempre a altura do truck nas especificações dos trucks da nossa seleção.
O que considerar ao escolher a altura do truck de skate - Um rápido resumo das variáveis
A altura do truck é uma questão de preferência pessoal onde o seu estilo e características físicas são factores importantes. Aqui estão algumas coisas que pode querer considerar quando está a escolher entre trucks mais altos ou mais baixos:
- Distância entre as rodas: A distância entre as rodas e o deck é determinada pelo diâmetro da roda e pela altura dos seus trucks. Se gosta de fazer carving e curvas profundas, precisa de mais distância entre as rodas do que alguém que prefere trucks mais estáveis e apertados. Se preferir patinar com trucks soltos, também é importante considerar se tem espaço suficiente para as rodas.
- Ângulo de pop: O ângulo de pop aumenta com a altura dos trucks. É mais fácil estourar um skate baixo, mas se os trucks são mais altos, tem-se mais alavancagem para estourar alto. Assim, o ângulo de pop mais pequeno de um truck mais baixo dá-lhe uma resposta mais rápida e mais agilidade, ao passo que o ângulo de pop mais acentuado dos trucks altos será ótimo se quiser fazer truques "maiores".
- Empurrar: Com trucks mais altos, há uma distância maior entre o pé que empurra e o pé que está no deck. Por outras palavras, empurrar longas distâncias é menos confortável com trucks altos.
- Truques: Diferentes tipos de truques são mais fáceis ou mais difíceis, dependendo da altura dos seus trucks. Os trucks altos oferecem plataformas maiores para equilibrar suportes de trilhos ou suportes de camiões, enquanto a agilidade dos trucks mais baixos pode ser uma vantagem para truques de flip em flatland.
- Peso do truck: Quanto maior for o truck, mais ele pesa.
- Altura pessoal: Se for uma pessoa alta com pernas longas, é mais fácil para si controlar uma configuração com trucks altos do que para alguém com pernas mais curtas.
Riser Pads - Ajustar a altura do truck para evitar picadas nas rodas
As almofadas de elevação podem oferecer uma solução valiosa para os skatistas que se deparam com picadas de roda, um problema comum em que as rodas entram em contacto com o deck durante curvas apertadas. Ao aumentar a distância entre o deck e as rodas, os riser pads oferecem uma solução simples e económica para este problema.
Se pretender experimentar diâmetros de roda maiores ou afrouxar os trucks, as almofadas de elevação também podem ser relevantes.
Para aqueles que procuram resolver o problema das mordidas das rodas ou que querem melhorar as características da sua configuração de skate, vale a pena explorar a nossa seleção de riser pads:
É importante que tenha o hardware correto quando instalar os riser pads. Consulte o guia abaixo se tiver dúvidas sobre os comprimentos correctos dos parafusos:
Peso do Truck de Skate: Trucks de Skate Pesados ou Leves?
Os trucks são responsáveis por uma parte significativa do peso do seu skate completo, e muitas das recentes melhorias e inovações no design dos trucks de skate têm como objetivo reduzir o peso. A escavação de pinos e eixos, e experiências com diferentes materiais, são algumas das medidas adoptadas para conseguir esta redução de peso.
No momento em que escrevo este artigo, os autoproclamados "trucks mais leves de sempre", os Tensor Mag Light Series, são de facto os trucks mais leves do mercado. As vantagens dos trucks mais leves são difíceis de ignorar quando se trata de truques, no entanto, as diferenças de peso não são necessariamente tão perceptíveis como outras características dos trucks.
Ao considerar o peso dos seus trucks de skate, lembre-se de que existe uma correlação direta entre o peso e o tamanho dos seus trucks. Um truck alto e largo tem mais massa do que uma versão mais baixa e estreita do mesmo truck. Por outras palavras, o peso do truck pode ser avaliado em relação ao diâmetro da roda e à largura do deck.
Trucks de skate soltos vs. apertados - Como apertar os trucks de skate
Para afrouxar ou apertar os trucks de skate, basta ajustar a porca do pino mestre com a sua ferramenta de skate ou uma chave de boca ou chave inglesa padrão. Se apertares a porca, terás de aplicar mais pressão para rodar, ao passo que, se a soltares, será mais fácil rodar. Os trucks soltos são mais ágeis e vivos, enquanto os apertados são mais estáveis e rígidos. O quão apertados ou soltos devem ser os seus trucks é uma questão de estilo e preferência pessoal.
O aperto dos seus trucks afecta as características de viragem do seu skate, e leva tempo e experimentação para encontrar o seu ponto ideal preferido. Por isso, leve a sua ferramenta de skate consigo quando for andar de skate, para que possa experimentar diferentes definições.
Aperte os seus trucks se:
- Notar mordidas nas rodas durante as curvas ou ao aterrar truques.
- O seu objetivo é obter um pop mais consistente.
- As coisas parecem instáveis a alta velocidade ou depois de aterrar truques.
Solta os trucks se:
- Dás por ti a levantar as rodas dianteiras para virar.
- Queres fazer curvas mais acentuadas.
- Sentes-te limitado e queres mais liberdade para te moveres de um lado para o outro.
As curvas e o carving também são afectados pela dureza dos casquilhos. Os casquilhos estão disponíveis em diferentes graus de dureza, normalmente medidos na escala do durómetro. Quanto maior for o durómetro, mais duros são os casquilhos - e casquilhos mais duros significam trucks mais apertados. Veja a nossa seleção de casquilhos:
Como instalar os trucks de skate
Os trucks são instalados com 4 porcas e 4 parafusos por truck. Recomendamos que os parafusos sejam apertados num padrão diagonal cruzado para garantir que a placa de base seja apertada igualmente em toda a superfície.
Estamos sempre prontos para ajudar: