Comprando um skimboard
O skimboard está ganhando cada vez mais popularidade. Mas não deixe que a sua aparência simples o engane - há muitas variações nas quais pensar antes de comprar o seu skimboard.
1. Tipo de pranchas - Espuma ou madeira
Dependendo do material no qual são fabricados, existem dois tipos principais de skimboards: skimboards de espuma e skimboards de madeira. Com base na sua construção, existem também duas variações de skimboards de espuma. As pranchas de espuma podem ter uma construção sandwich, na qual o núcleo de espuma é colocado entre laminas de fibra de vidro e epóxi, ou uma contrução feita 100% de espuma. As "pranchas sandwich", são produtos de alta qualidade, porém mais frágeis, e tem uma capacidade de flutuação média, adequada para ondas maiores. Já as pranchas feitas somente de espuma, tem uma flutuabilidade alta, e são destinadas a crianças e iniciantes.
Também existem pranchas de carbono, mas elas são normalmente usadas por profissionais e a sua faixa de preços e consideravelmente mais alta.
Os skimboards dividem-se em duas categorias: flatland/inland (águas rasas e arenosas, como em riachos, lagos, poças rios e marés baixas ao longo da praia) e wave skimming (em linhas de costas onde as ondas quebram sobre águas mais profundas). Levando em consideração estas duas categorias e o seu nível de habilidades, poderá escolher entre uma prancha com núcleo de espuma ou de madeira.
- Pranchas com núcleo de espuma são em geral as preferidas por praticantes de wave skimming, já que são mais leves, mais grossas e mais flexíveis, o que permite flutuar com facilidade sobre as ondas. Pranchas de espuma são usadas por usuários iniciantes, intermediários ou por pessoas interessadas em fazer truques nas ondas.
- Pranchas de madeira são mais adequadas para skimming do tipo flatland/inland. Já que são pranchas mais pesadas (tem baixa flutuabilidade), eles afundam rapidamente, portanto são perfeitas para aguas rasas. Essas pranchas são indicadas para iniciantes (com relação a durabilidade e custo) ou para riders que preferirem efetuar truques em rampas, trilhos, etc.. já que a madeira é mais resistente.
2.Tamanho
O tamanho do seu skimboard é determinado por vários fatores, como o seu peso, altura, velocidade (quão rápido pode correr para pegar uma onda ou escorregar), a sua experiência e o seu estilo.
A velocidade é um dos fatores cruciais. Quanto maior a velocidade, maior a flutuabilidade, facilitando o skimming. No entanto, a flutuabilidade também depende do peso que coloca na prancha. Quanto maior a prancha, maior a flutuabilidade.
Skimmers experientes normalmente preferem pranchas menores, pois são mais manobráveis e é mais fácil executar truques.
Skimmers menos experientes, no entanto, precisam de pranchas maiores que possam suportar o seu peso, o que facilita a deslocação na superfície e o equilíbrio. Pranchas maiores, são no geral, também mais rápidas.
3. Curvatura (rocker) e cauda da prancha
As pranchas de skimboard são, na sua maioria, do tipo twintip, ou simétricas, a onde o nariz e a cauda possuem a mesma forma. Isso permite fazer truques nas duas direções. As formas mais comuns de twintip são Streamline e Proto. O formato Streamline tem maior capacidade de manobra, enquanto o formato Proto oferece mais estabilidade.
Os skimboards flatland lembram mais ao skateboarding, pois costumam ser usados para truques e tem uma construção durável e de madeira, o que permite escorregar em rampas e obstáculos. Essas pranchas são perfeitas para quem deseja transferir as suas habilidades de skate para a água.
As pranchas de wave skimming possuem uma nariz (ponta) e cauda diferentes. Essas pranchas são direcionais e se parecem mais com o surf.
O rocker é a curvatura do nariz da prancha. Um rocker mais íngreme (nariz mais dobrado) facilita o skimming em águas ondeadas, mas pode faze-lo ir mais devagar. Um nariz mais plano, com un rocker superficial, é melhor para águas calmas, nas quais poderá ganhar mais velocidade.
No outro extremo da prancha, encontra-se a cauda. A cauda possui várias variações, mas as mais comuns são o pintail, a square tail, arredondada e a W-tail (cauda de andorinha). As pintail fornecem um bom equilíbrio na água, enquanto as square e as variantes W-tail, aumentam a agilidade na prancha, melhorando as manobras.
Pronto?
Agora sabe o que fazer para obter o skimboard mais adequado às suas necessidades:
- Pode decidir sobre o tipo e material
- Pode escolher o tamanho certo