Comprar Skis para Esquiadores Intermédios
Se já esquia há algum tempo e pretende obter esquis adequados ao seu nível de aptidão, este guia pode levá-lo na direcção certa. Como já não é um principiante, e esquia com confiança, também precisa de esquis que sejam mais reactivos para poder progredir mais.
Existe uma vasta gama de esquis ao nível avançado, pelo que é melhor concentrar-se no local onde deseja passar a maior parte do seu tempo a esquiar e obter esquis que sejam perfeitos para o tipo de terreno ou estilo.
Detalhes adicionais como largura, raio de viragem e diferentes perfis de esqui dar-lhe-ão uma compreensão ainda melhor de como personalizar as suas escolhas. O nosso objectivo é guiá-lo a encontrar os esquis perfeitos para o seu estilo de esqui, para que possa ter o tempo da sua vida nas suas férias de esqui.
Se é novo no esqui ou ainda é um principiante, criámos um guia para ti. Lê o Guia Comprar Skis para Iniciantes para obteres mais detalhes.
SKIS DE FUNDO - OS MELHORES SKIS TODO-O-TERRENO
Os skis de fundo são perfeitos para quem gosta de um misto de esqui na pista e fora dela. Estes não deixarão de ser mais adequados para esquiar na pista, mas terão a capacidade complementar de lidar com alguma da neve mais macia fora de pista. Podes esquiar durante todo o dia sem te preocupares com a alteração das condições da neve na montanha. Embora sejam ótimos para várias condições de neve, estes não são necessariamente adequados a um terreno em particular. Outra característica dos skis todo-o-terreno é a ponta rocker onde a frente do ski ascende. Isto permite que estes skis rodem facilmente e lidem melhor com condições irregulares. Se só vais ter um par de esquis para fazeres tudo, estes são os ideais para ti.
Escolher skis todo-o-terreno:
Há uma ampla gama de esquis todo-o-terreno e a sua performance em diferentes condições de neve pode diferir. Uma das principais características do esqui que te pode ajudar a filtrar a seleção é a largura da cintura do mesmo. A largura da cintura nos esquis todo-o-terreno varia tipicamente entre os 80 - 100 mm. Os skis com uma largura mais estreita favorecem o esqui em pista e a largura maior aumenta a performance fora da pista. Assim sendo, caso esquies principalmente na pista e, de vez em quando, experimentes esquiar fora delas, é uma boa ideia escolheres esquis com uma largura de cintura perto dos 80 mm. Por outro lado, caso queiras explorar a neve macia junto nas encostas, talvez queiras escolher esquis com uma largura mais próxima dos 100 mm.
Compra os teus novos Skis Todo-o-terreno
esquis DE PISTA - os melhores esquis para carving em pistas com sulcos
Se gostas de passar a maioria do teu tempo nas encostas com sulcos e concentrares-te na tua técnica, então um par de skis de pista será o mais indicado para ti. Os skis são projetados com uma cintura estreita que varia entre os 68 - 80 mm e um perfil camber. Isto permite que os skis adiram à superfície firme da neve e dão-te um ótimo controlo.
Escolher skis de pista:
Os esquiadores que passam a maioria do seu tempo na pista desenvolvem geralmente um estilo de esquiar que favorece um tamanho particular de rotação. Escolher uns esquis que têm um raio de rotação que correspondem ao teu estilo irá ajudar-te a tirar o máximo partido dos mesmos. O raio de rotação dos esquis de pista encontra-se tipicamente entre os 13 - 17 metros, sendo que os números pequenos produzem rotações mais curtas e os números maiores produzem rotações maiores. Também é importante observar que há uma ampla variedade de esquis de Pista, portanto, não te esqueças de procurar skis apropriados para o teu nível. Os skis de iniciante serão mais macios e mais perdulários do que os skis mais rígidos e pesados para especialistas.
Na gama dos esquis de pista, também podes encontrar esquis de corrida topo de gama que são tipicamente muito rígidos e orientados para a performance. Os Esquis de Slalom (SL) terão um raio de rotação muito pequeno de sensivelmente 10-13 m enquanto os Esquis de Slalom Gigante (GS) têm um raio de rotação muito grande de 22 m e mais, criando melhor estabilidade.
Compra os teus novos esquis de Pista
SKIS DE PARQUE/SKIS TWIN TIP - OS MELHORES esquiS PARA REALIZAR MANOBRAS
Os esquis de parque são perfeitos para quem deseja passar o seu tempo num parque de neve a praticar saltos, nas caixas e nos half-pipes. A principal característica é o perfil twin tip onde os esquis ascendem de forma aguçada em ambas as extremidades. Isto permite que os esquiadores levantem voo ou aterrem de costas (para trás) sem que as caudas fiquem presas na neve. As fixações são geralmente montadas mais perto do centro do esqui para ajudarem com a distribuição do peso quando rodas e saltas.
Escolher skis de parque:
Quando se trata de escolher os skis de parque perfeitos para ti, é uma boa ideia saberes que manobras queres realizar. Se gostas da ideia de te divertires imenso e te focares principalmente em realizar manobras nas caixas e nos corrimões, então deves optar por skis de Parque que têm uma largura da cintura mais larga, de sensivelmente 85 a 105 mm, para te fornecer melhor estabilidade. Estes também serão habitualmente bastante macios e flexíveis. Se estiveres mais inclinado para sacares mais velocidade e saltares mais alto, precisarás de skis de Parque mais estreitos que se encontrem no intervalo 80-95 mm da largura da cintura. Estes também serão muito mais rígidos para proporcionarem melhor estabilidade quando deslizares mais rápido ou aterrares depois de um salto.
Compra os teus novos skis de Parque
SKIS FREERIDE / SKIS DE neve solta - OS MELHORES SKIS PARA A NEVE SOLTA
Os skis Freeride são adequados para quem gosta de passar a maioria do seu tempo fora da pista e em condições de neve solta. A largura ampla, geralmente entre 90 - 120 mm, em conjunto com a ponta de ascensão antecipada (ponta rocker) ajudá-los-á a flutuar no topo da neve e facilita as rotações. Embora a técnica para esquiar em neve profunda seja muito diferente da de esquiar na encosta, não deixa de ser uma boa ideia ter imensa experiência de esqui em neve uniforme antes de comprares os teus skis Freeride. Para desfrutares das tuas aventuras e te manteres protegido, é sempre fortemente recomendado equipamento de segurança para avalanches.
Escolher os skis Freeride:
Quando se trata de escolher skis freeride, selecionar a largura da cintura ideal para o teu estilo de esqui ajudar-te-á a filtrar as tuas opções e a tomar a decisão correta. O esqui Freeride com uma largura de cintura mais larga (100 mm e superior) ajudar-te-á a manteres-te no topo da neve, mantendo-te a flutuar e poupando a tua energia. Os skis largos serão, portanto, perfeitos para quem quer praticar esqui freeride na neve profunda. Eles não são adequados para esquiar na pista dado que são difíceis de controlar na neve compacta e dura por escassez da capacidade de aderência. Assim sendo, se estiveres inclinado para uns skis mais versáteis que são ótimos para a neve mais macia, mas ainda assim queres ter manobrabilidade, os skis com largura de cintura de senvilvemente 90-100 mm serão uma escolha mais adequada. Irás desfrutar particularmente destes skis se adoras esquiar na floresta, perto das encostas.
Simplificando, quando mais largos os skis, melhor flutuam na neve solta, mas também são menos capazes de lidar com a neve mais firme.
Compra os teus novos skis Freeride
Esquis DE TOURING / esquis de backcountry - OS MELHORES SKIS PARA AVENTURAS DE ESCALADA FORA DAS ESTÂNCIAS
Os skis de Touring são para os aventureiros que querem explorar áreas fora da pista, longe das estâncias. Isto envolve ter o equipamento apropriado tal como fixações de touring e skins que te permitam subir a montanha antes de desceres. A largura dos skis pode variar entre média a larga (80 - 120 mm) e são mais leves no design para facilitar a escalada. Isto é um tipo de ski para um nicho muito reduzido, que requer imensa experiência e, por conseguinte, é principalmente adequado para especialistas. Também irás precisar de equipamento de Segurança para avalanches nas tuas aventuras.
Escolher skis de touring:
Quando se trata de escolher os skis de touring, é uma boa ideia saber se és um esquiador mais orientado para o uphill ou downhill.
Os skis de touring que são mais orientados para downhill e utilizados em condições de neve mais solta serão geralmente mais compridos (não mais do que 10 cm do comprimento corporal). Para flutuares melhor no topo da neve, os skis também têm geralmente uma cintura um pouco mais larga (95 mm e superior). Em contraste, os esquiadores mais orientados para o uphill preferirão skis mais curtos para diminuírem o peso o máximo possível, tipicamente até à altura do queixo, além de skis mais estreitos (largura de 95 mm e abaixo).
Compra os teus novos skis de Touring
Escolher o tamanho de Ski correto
O comprimento dos teus skis devem ser principalmente um reflexo da tua altura, nível de habilidade e o tipo de esqui que desejas praticar.
A maioria dos skis apresenta 4 ou 5 tamanhos, portanto, podes escolher o tamanho mais aproximado ao comprimento recomendado para ti na tabela de tamanhos (3 cm mais comprido ou mais curto do que esse número não é um problema).
O peso e estilo de esqui podem ser fatores secundários que podes utilizar para determinar o melhor comprimento para o ski. Se o teu peso é consideravelmente mais leve ou pesado do que uma pessoa média, podes optar por skis mais curtos ou mais compridos. Os skis mais curtos para pessoas mais leves e os skis mais compridos para pessoas mais pesadas. O estilo de esqui é similar à velocidade, portanto, para os esquiadores mais agressivos/rápidos, os skis mais compridos melhorarão a estabilidade. Para um esquiador que é mais firme e cuidadoso, este pode maximizar a manobrabilidade em skis mais curtos.
A imagem ilustra o comprimento do ski para um esquiador intermédio
Skis de Pista/Todo-o-terreno | Skis Twin tip/Parque | Freeride/ Backcountry |
|
Novato | a tua altura -20 cm | -10 cm | -5 cm |
Iniciante | a tua altura -15 cm | -10 cm | -5 cm |
Intermédio | a tua altura -10 cm | -5 cm | a tua altura |
Avançado | a tua altura -5 cm | a tua altura | a tua altura |
Especialista | a tua altura | a tua altura | +5 cm |
Skis com ou sem Fixações
Não há qualquer dúvida de que as fixações são uma parte importante dos teus skis. Estes não só te manterão preso aos skis, mas também assegurarão a tua segurança. Convenientemente, todos os skis de Pista e a maioria dos skis todo-o-terreno já vêm com fixações. Desta forma não terás de preocupar-te em escolher as fixações indicadas dado que estas correspondem ao nível de experiência dos skis escolhidos. Os skis que apresentam fixações são fáceis de ajustar no tamanho, algo que pode ser muito conveniente se estiveres a alugar botas de ski ou partilhes skis com a tua família.
Os skis que não têm fixações requerem a compra de fixações separadamente, dando-te uma opção de personalizares a tua escolha e de selecionares a colocação destas nos skis. Isto é particularmente conveniente caso sejas um esquiador Freeride ou de Parque experiente. Podes encontrar mais informação sobre as fixações no Guia comprar fixações de skis alpinos.
Largura da Cintura
Além do comprimento, a largura do ski pode ter uma grande influência na performance com a medida da largura da cintura a ser a mais importante. A cintura do ski pode ser encontrada na parte mais estreita e é a distância de ponta a ponta, em milímetros.
O número que descreve a medida da largura é sempre exibido nas especificações do ski e escrito juntamente com as medidas da ponta e da cauda: Ponta - Cintura - Cauda. A largura da cintura está, portanto, sempre localizado no centro. Exemplo: (ex. 141/108/124 mm)
Os skis que têm cinturas estreitas são geralmente mais fáceis de rodas, dado que demoram pouco tempo a mudar de uma extremidade para a outra. A pressão e o peso do esquiador são mais concentrados numa área mais estreita/pequena o que, por sua vez, aumenta a aderência na neve. Os skis de cintura mais larga têm uma superfície mais larga, portanto isto aumenta a sua capacidade de flutuar na neve solta. Eles também fornecem boa estabilidade quando deslizas por terreno acidentado ou duro.
Raio de Rotação
Simplificando, o raio do ski determinará o quão facilmente os skis rodam. Esta informação é habitualmente demonstrada nas especificações do modelo do ski.
Não há qualquer resposta universal sobre qual é o melhor raio de rotação, dado que isto depende do estilo preferido e do tipo de ski. O raio de rotação pode ser dividido em 3 categorias - pequeno, médio e grande.
Um raio de rotação pequeno é tipicamente visto nos skis de pista com um raio de 17 metros e menos. Eles são ótimos para esquiar na neve tratada e para esquiadores que preferem realizar rotações curtas e rápidas.
O raio de rotação médio encontra-se principalmente nos skis todo-o-terreno com um raio entre 17-22 metros é ótimo para quem gosta de uma mistura de esqui na e fora da pista.
O raio de rotação grande pode ser encontrado nos skis Freeride em gamas de 22 metros e mais. Os skis com um raio grande serão realmente estáveis quando esquia na neve profunda ou a altas velocidades, portanto, estes são mais adequados para um esquiador agressivo e rápido.
Perfis do Ski - Rocker e Camber
CAMBER
Os skis com camber têm uma curva arqueada que se prolonga ao longo da maioria do ski, fazendo com que a parte média ascenda acima da neve. Esta forma aumenta a pressão na ponta e na cauda e, portante, melhora a capacidade de manobrar com as extremidades. A Camber encontra-se em praticamente todos os skis de pista, bem como em muitos skis todo-o-terreno e Freeride.
ROCKER/CAMBER REVERTIDO
Os skis com rocker são caracterizados pela curvatura para cima do ski na ponta do ski ou na ponta e na cauda do ski. O rocker aumenta a capacidade de flutuar no topo da neve profunda e facilita entrar e sair das curvas. Este encontra-se em praticamente todos os tipos de skis, havendo algumas exceções nos Skis de Pista .
ROCKER INTEGRAL
Este perfil destina-se a destacar-se na neve solta e facilita as curvas. É muito perdulário e geralmente dá a sensação de ter um comprimento mais curto do que o normal devido a tanto a ponta como a cauda não se encontrar em contacto com a neve.
PONTA ROCKER
Fornece um equilíbrio agradável entre a manobrabilidade e eficácia das extremidades. O camber é moldado ao longo da maioria do ski para fornecer ótima aderência e controlo na extremidade e a ponta rocker cria alguma liberdade e melhora as suas capacidades na neve solta.
PONTA E CAUDA ROCKER
Esta mistura de rocker com camber é um perfil muito popular devido à sua versatilidade. A ponta e a cauda do rocker significa que se sairá muito bem na neve solta, mas tem a vantagem adicional do camber melhorar a sua capacidade todo-o-terreno. Quando levados para a pista irá senti-los um pouco mais curtos no comprimento devido às pontas e caudas rocker.
TWINTIP
A ponta e a cauda erguida permitir-te-ão esquiar facilmente para trás, levantar facilmente voo ou de aterrar para trás e, de forma geral, tornam os skis mais manobráveis. As fixações são habitualmente montadas perto do centro dos skis para um melhor sentimento de equilíbrio quando realizas manobras.