Speed skates: Velocidades extremas e uma grande comunidade
Talvez goste de correr mas precise de um pouco mais de velocidade e ação, ou talvez as suas articulações e ossos comecem a doer quando faz exercício? Ou talvez já tenha um par de patins de fitness, mas quer levar o seu treino para o nível seguinte? Se for este o caso, o speed skates pode ser o desporto ideal para si.
O speed skates é o desporto mais rápido relacionado com os Patins Quad e em linha. Se olharmos para as distâncias de sprint, as velocidades atingem um pico de 60 km/h (37 mph) de cortar a respiração. Mas a patinagem de velocidade é muito mais do que as distâncias de sprint - contrarrelógio, corridas de eliminação, corridas criterium, corridas de distância e de longa distância, maratonas e ultra-maratonas, só para mencionar algumas.
Como começar?
Embora tudo isto possa parecer assustador, há muito espaço para todos na patinagem de velocidade e, se passar por um clube de speed skates, vai sentir isso mesmo. Estão presentes pessoas com idades compreendidas entre os 3 e os 80 anos, que também competem nas mesmas corridas, em que os participantes são normalmente agrupados por habilidade - e não por idade ou género.
"Uma das coisas que adoro na patinagem de velocidade é o aspeto social. Muitas vezes, trabalha-se para objectivos comuns, mas, ao mesmo tempo, é um desporto em que se pode praticar e competir individualmente", afirma Trine Brøns Nielsen, piloto da equipa SkatePro e antiga campeã dinamarquesa.
Se é novo na prática de speed skates, talvez queira juntar-se a um clube local. Tanto pela perspetiva social como, principalmente, para aperfeiçoar a técnica, uma vez que esta pode ser um desafio. Como exemplo, deve ver este vídeo, onde o patinador de velocidade profissional Mark Horsten executa a técnica do duplo empurrão.
O que é que precisa?
Há alguns anos atrás, quase todos os speed skates tinham quatro ou mais rodas, mas atualmente a configuração mais comum tem apenas três rodas em cada skate. Isto é simplesmente para reduzir o peso e a resistência das rodas e dos rolamentos. Também se pode notar que as rodas dos speed skates são bastante duras em comparação com as dos patins de fitness clássicos, o que reduz a fricção, mas prejudica o conforto.
Se nunca andou de patins, recomendamos que compre um patins com um apoio médio para o tornozelo e um bom forro. Caso contrário, os seus pés podem magoar-se, o que resultará numa má experiência. Um skates com estas características é concebido como o da imagem acima, que, devido às suas grandes rodas de 125 mm, ainda oferece alta velocidade e grande aceleração. Se preferir um skate com grande capacidade de manobra, uma regra geral é optar por um skate com uma estrutura curta.
Escolher a configuração correcta
Muitos praticantes de speed skates preferem ser eles próprios a montar a configuração dos seus patins. Simplesmente para se certificarem de que os seus patins vão ao encontro das suas preferências pessoais e estilo. A forma como se combina uma bota, uma estrutura, rodas e rolamentos determinará o desempenho do skates em termos de velocidade, aceleração e manobrabilidade. Os nossos especialistas combinaram uma série de pacotes topo de gama que lhe dão a possibilidade de personalizar a configuração perfeita para o seu estilo de skate. Veja os nossos diferentes pacotes e speed skates completos nesta categoria.
Mantenha-se protegido
Para além dos patins, também vai precisar do equipamento de proteção adequado. Quando os patinadores atingem um determinado nível, normalmente usam apenas um capacete - o que não é recomendado para principiantes. É por isso que um capacete, joelheiras, cotoveleiras e um Conjunto de proteções para os pulsos são indispensáveis para os novos patinadores.
Se quiser saber mais? Leia o nosso guia completo de speed skates aqui.