Guia de compra patins de velocidade
Este é o nosso guia de compra de speed skates, que abrange o tamanho das rodas, rolamentos, botas e armações. Comprar os melhores speed skates tem tudo a ver com desempenho. Quer se trate de um principiante ou de um profissional, o aspeto central dos speed skates é a velocidade e, neste guia, ficará a saber o que faz com que os speed skates andem depressa.
As suas preferências dependerão, naturalmente, das circunstâncias em que patina e do tipo de patinagem de velocidade que pratica, mas não se preocupe, vamos esclarecer as questões que possa ter sobre a escolha de patins de velocidade.
Panorâmica
Rodas para speed skates
Para atingir as velocidades mais rápidas, são necessários patins em linha com rodas grandes. Vamos ver o básico sobre rodas para speed skates. Os dois factores mais importantes são o tamanho e a dureza das rodas, mas os cubos e o perfil das rodas também afectam o desempenho dos seus speed skates.
Tamanho da roda para speed skates
As rodas para patinagem de velocidade são normalmente maiores do que as rodas para patinagem recreativa. Aqui estão algumas dicas importantes para escolher o tamanho das rodas de speed skates:
- 90 mm: Tamanho de roda de speed skates recomendado para principiantes e crianças. O centro de gravidade mais baixo proporciona um controlo mais fácil.
- 100 mm e 110 mm: Adequado para patinadores de velocidade casuais e competidores, oferecendo velocidades mais altas.
- 125 mm: Utilizado por patinadores de maratona para atingir as velocidades mais elevadas e percorrer longas distâncias. As rodas de 125 mm são utilizadas em configurações de 3 rodas
Teoricamente (e na maioria das vezes na prática), as rodas maiores são mais rápidas. Como principiante, pode não ter a técnica necessária para patinar com rodas de 110 mm ou 125 mm, por isso é provável que seja mais rápido com rodas mais pequenas. Mas, desde que tenha a capacidade de as controlar, pode atingir velocidades mais elevadas com rodas maiores.
As rodas mais pequenas, por outro lado, aceleram mais depressa. Se faz principalmente sprints em distâncias mais curtas, deve evitar as rodas de 125 mm, pois precisará de mais tempo para atingir as velocidades elevadas de que são capazes.
Nota: as rodas de 125 mm não são permitidas em corridas em recinto fechado ou em pista.
Dureza das rodas para speed skates
As rodas para speed skates são normalmente mais duras do que as rodas para patins em linha recreativos ou de fitness. A dureza extra torna as rodas mais rápidas porque criam menos fricção com a superfície. No entanto, isto também resulta numa menor aderência e numa menor absorção de vibrações.
Ao considerar a dureza das rodas dos speed skates que está prestes a comprar, pense nas condições em que vai patinar. Vai patinar no exterior, em estradas públicas, em pistas exteriores ou em pistas interiores?
- Rodas mais duras: Oferecem menos aderência, menos absorção de vibrações, menos fricção e velocidades mais elevadas.
- Rodas mais macias: Proporcionam mais aderência, mais absorção de vibrações, mais fricção e velocidades mais elevadas.
Se estiver a patinar em pistas interiores ou em superfícies muito lisas, as rodas mais duras são adequadas. No entanto, se estiver a patinar em estradas irregulares e imprevisíveis, deve optar por rodas mais macias.
A dureza típica das rodas dos speed skates é um durómetro de cerca de 85 A.
Perfil da roda para speed skates
As rodas de speed skates têm normalmente um perfil pontiagudo ou estreito. Isto cria um ponto de contacto mais estreito entre a roda e a superfície, resultando em menos fricção e mais velocidade.
À medida que as rodas se desgastam, o ponto de contacto entre as rodas e a superfície aumenta. A linha central das rodas também se desloca para os lados. Isto deve-se ao movimento lateral da sua passada e é perfeitamente normal. Antes que isto comece a ter um efeito negativo na sua patinagem, recomendamos que faça a rotação das rodas.
Quantas rodas têm os speed skates?
Os speed skates em linha têm normalmente 3 ou 4 rodas por patim. No passado, os speed skates com 5 rodas por patim também tiveram popularidade, mas os speed skates actuais têm 3 ou 4 rodas.
- 3 rodas por patim: A distância entre eixos mais curta torna os patins mais manobráveis e ágeis. Para além disso, os skates de 3 rodas podem acomodar rodas maiores, o que significa que é necessário menos esforço físico para manter a velocidade. Os patins de 3 rodas exigem uma maior capacidade técnica e não são recomendados para principiantes absolutos.
- 4 rodas por patim: Os patins de 4 rodas têm uma distância entre eixos maior, o que os torna menos manobráveis mas mais estáveis. Os principiantes devem optar por 4 rodas por patim.
Na patinagem de velocidade de competição, as configurações de 3 rodas com rodas de 125 mm só são vistas em maratonas. As configurações de 4 rodas com rodas de 110 mm são típicas das disciplinas de patinagem de velocidade de competição que se realizam no interior ou em pistas exteriores especializadas.
Quadros de speed skates em linha
As estruturas dos speed skates em linha são responsáveis por segurar as rodas. As armações dos speed skates determinam alguns aspectos importantes da sua configuração geral:
- Quadro de 3 ou 4 rodas: A armação determina o número de rodas que pode montar nos seus patins.
- Distância entre eixos: A distância entre o centro da roda dianteira e traseira.
- Diâmetro da roda: Quais são as maiores rodas que podem ser montadas na estrutura?
As estruturas correctas dos speed skates em linha são leves e normalmente feitas de alumínio ou fibra de carbono.
- As estruturas dos speed skates em fibra de carbono são mais rígidas e leves do que as estruturas em alumínio e são frequentemente elogiadas por oferecerem uma transmissão de potência superior.
- As estruturas de speed skates de alumínio são mais duráveis e tolerantes do que as de carbono.
Alinhamento da estrutura dos speed skates em linha
O conceito de alinhamento da estrutura dos patins de velocidade é relevante para todos os speed skates, especialmente para aqueles que se concentram no desempenho. Não é apenas algo a considerar quando actualiza as suas armações, mas também quando compra speed skates completos. Pode desenvolver preferências pessoais ou necessitar de um alinhamento de armação diferente daquele que vem na caixa.
Ajustar as armações dos speed skates tem tudo a ver com encontrar o ponto de equilíbrio ideal com base na sua fisiologia. Se tiver dificuldade em manter os tornozelos direitos (se cair para o interior do patim), poderá ter de ajustar ligeiramente a posição lateral da estrutura.
Ajustar as armações dos speed skates é uma questão de as montar no meio das botas, tanto lateralmente como longitudinalmente.
Ajuste lateral dos quadros de speed skates:
- A roda dianteira deve estar alinhada com o ponto onde o dedo grande do pé e o segundo dedo do pé se separam.
- A roda traseira deve estar alinhada com o centro do calcanhar da bota.
Ajuste longitudinal das armações de speed skates:
- A bota deve estar centrada na armação (a distância entre a ponta da bota e a ponta da armação deve ser igual à distância entre a parte de trás da bota e a parte de trás da armação).
Descubra a nossa seleção completa aqui:
Botas de patinagem de velocidade em linha
O fator mais importante a considerar nas botas de speed skates em linha é maximizar a transferência de potência. Isto significa que precisa de uma bota rígida e apertada que não ofereça espaço para os seus pés se moverem no interior.
Normalmente, as botas de speed skates vêm sem forros. Embora os forros proporcionem conforto, podem comprometer a transferência direta de potência, razão pela qual são frequentemente sacrificados nos speed skates profissionais. No entanto, muitos Patins em linha concebidos para velocidade continuam a oferecer características de conforto, como um maior apoio do tornozelo ou forros, o que os torna uma óptima opção para maratonas em linha.
Botas de speed skates moldáveis a quente
Muitos speed skates avançados têm botas moldáveis por calor, o que significa que a bota se torna moldável quando sujeita a calor. A moldagem a quente das botas pode ajudá-lo a evitar pontos de pressão, desconforto e bolhas, moldando a bota perfeitamente à forma individual do seu pé. Uma bota devidamente moldada a quente tem um ajuste confortável e personalizado que melhora o controlo e a transferência de potência, o que é especialmente desejável para o patinador de velocidade orientado para o desempenho.
Ao moldar a quente as suas botas, siga as instruções dadas pelo fabricante para o seu modelo específico.
Rolamentos de Speed Skates
Ao comprar um par de patins de velocidade, pode ser uma boa ideia olhar para os rolamentos, mas em geral, os rolamentos que estão instalados num par de patins de velocidade não devem ditar a sua escolha. Se comprar um speed skates de qualidade decente, ele virá com rolamentos de qualidade decente.
A maioria dos rolamentos é classificada utilizando a escala ABEC, em que uma classificação ABEC mais elevada indica uma maior precisão no fabrico. Embora a classificação ABEC não meça diretamente a velocidade a que os rolamentos podem rolar, reflecte a tolerância a erros na sua construção. Consequentemente, os rolamentos com uma classificação ABEC mais baixa podem não oferecer um rolamento tão suave como aqueles com uma classificação ABEC mais elevada.
Também pode encontrar rolamentos com uma classificação ILQ, que significa InLine Qualified. Não se preocupe - estes rolamentos são de alta qualidade e terão um desempenho excelente!
Ao comprar rolamentos para speed skates, é melhor olhar para as recomendações da marca e para o feedback dos utilizadores do que para as especificações. Muitos patinadores de velocidade experientes dizem que se deve concentrar na durabilidade de um determinado rolamento em vez da classificação ABEC.
Outro fator importante nos rolamentos dos speed skates (e de outros desportos em patins) é a manutenção e a lubrificação. Deve estar sempre atento ao estado dos seus rolamentos e lembrar-se de que durarão mais tempo se os limpar e lubrificar antes de se estragarem. Caso contrário, terá de comprar rolamentos novos.