Está a escolher os seus esquis de montanha? Pense na largura da cintura!
Estamos a falar da largura da cintura dos esquis, claro! As tendências do esqui, e especialmente do esqui de montanha, têm vindo a mudar muito nos últimos anos. Uma das grandes mudanças é nos milímetros à volta da cintura.
Quando é que comprou o seu último par de esquis?
Durante os últimos cinco anos, o fabrico de esquis passou por algumas melhorias importantes, como novos materiais, novos métodos de construção e melhores tecnologias. E os esquis de montanha, bem, tornaram-se mais "all mountain " .
Por isso, se comprou o seu último par há algum tempo, poderá ter uma agradável surpresa e alguma confusão.
A largura da cintura pode mostrar até que ponto se pode ir fora de pista
É claro que há muitos factores em jogo quando precisa de escolher os seus esquis, mas é bom ter em conta a largura da cintura. Para o resto, consulte os nossos '5 passos para escolher o esqui certo para si'.
Hoje em dia, pode ver que tanto os esquis com uma cintura de, por exemplo, 76 mm como de 99 mm são classificados como todo-o-terreno. Veja-se o Rossignol 84 Experience desta época e o novo Völkl Mantra M5 (veja em baixo as críticas em vídeo). A diferença é que quanto mais larga for a cintura, mais carácter fora de pista têm os esquis e vice-versa.
Uma das formas de ler isto é considerar o que é que a largura da cintura nos dá. A cintura mais estreita será mais fácil de manobrar, pelo que será capaz de fazer curvas curtas e longas na pista. Também o manterão bem à tona em condições de pó apertado mas, em geral, destinam-se a um rácio de cerca de 80% em pista e 20% fora de pista.
Os esquis com pés mais largos também têm um bom desempenho na pista, mas exigem um pouco mais de força para ir de um lado para o outro. Ao mesmo tempo, poderá levá-las para um pó um pouco mais profundo e fresco. Assim, a proporção muda para 60% em pista e 40% fora de pista.
O seu nível de experiência é importante... e muito!
É um esqui de montanha, é certo, mas quando se trata de fazer curvas, é realmente importante a sua experiência e a largura da base do esqui.
Como dissemos acima, quanto mais larga for a parte inferior do pé, mais esforço será necessário para ir de um lado para o outro, mas será mais fácil andar no pó. Assim, esta cintura mais larga obrigá-lo-á a esforçar-se um pouco mais para fazer as curvas na pista, o que significa um pouco mais de perícia em comparação com uma cintura fina.
A cintura mais fina torna os esquis mais fáceis de manobrar, facilita a entrada na curva e é mais suave para as pernas na pista. Por isso, este tipo de todo-o-terreno é adequado para aqueles que querem fazer uma viagem agradável e descontraída principalmente nas pistas - não muito "off-road" e "hard-core".
Por isso, saiba claramente o que pretende do seu esqui e consulte a nossa secção de esquis todo-o-terreno para obter aqueles que mais lhe agradam. Lembre-se também de nos seguir e subscrever o nosso canal de inverno no YouTube , onde pode encontrar mais análises de esquis.