5 passos para escolher o esqui certo para si
Quando vai de férias para esquiar, precisa dos melhores esquis para poder desfrutar plenamente desses dias de pura felicidade na neve. Mas "o melhor para si" nem sempre significa necessariamente "o mais caro".
Começámos a época de esqui no início deste ano com uma viagem a Sölden, na Áustria, e não vamos mentir - foi fantástico! Tivemos toneladas de sol e esquis fixes para testar. Isso fez-nos pensar, como é que se escolhe o esqui certo (especialmente quando a escolha é tão vasta)?
Felizmente, encontrámo-nos com Charlotte La Cour, gestora nacional da MDV (Marker, Dalbello, Völkl) na Dinamarca, para que nos pudesse dar a resposta, como um Yoda no ambiente do esqui. Ela esquia há 26 anos e deixou a sua carreira de advogada para esquiar, bem, só porque adora!
Em primeiro lugar, o que é que quer da experiência?
"É muito, muito, muito importante ter o equipamento certo! E quando digo "o correto", não quero dizer necessariamente "o mais caro". É o equipamento que se adapta a si e que o pode levar mais longe! Dependendo, claro, do que queres", diz Charlotte.
Mesmo que só queiras uma descida fácil e descontraída pelas encostas, tens de ter isso em consideração. Não quer acabar por comprar esquis rígidos, profissionais e vistosos que o farão trabalhar arduamente pelo dinheiro que gastou.
"Há várias coisas, mas a primeira é o objetivo. 'Quero divertir-me na pista, deve ser fácil?' - então escolhe-se esquis que sejam mais fáceis e mais leves. Ou "Gosto de correr? E quero mesmo correr depressa?" - então, escolhem-se os esquis de corrida.
'Quero sair um pouco de pista de vez em quando? E em que condições? São condições diferentes?" - então precisa de esquis que possam correr tanto em neve dura como em neve mais macia. Ou... "Será que vou ao... Japão?" - então é melhor comprar um esqui largo e macio para fazer freeride na neve maciça", acrescenta Charlotte.
Quatro parâmetros extra em que deve pensar
- Nível do esquiador
Tente avaliar o seu nível de esquiador e seja honesto! A Charlotte, por exemplo, tem uma receita fácil:
"Normalmente, quando estou na loja e sou um pouco má, digo que, quando falo com um homem, retiro cerca de 50% do que ele considera ser o seu nível de aptidão. Se estou com uma mulher, retiro pelo menos 30%, talvez mais! Portanto, isso é importante - ser realista!".
- Terreno
"Esquiaem pista ou fora de pista? - Tenha isso em atenção e seja também verdadeiro e realista", aconselha Charlotte.
Todos nós queremos esquiar na neve, mas será que vamos ter essa oportunidade? E com que frequência é que isso vai acontecer? Pense no terreno em que está a esquiar quando vai de férias.
- Condições
"Quando é que se vai esquiar? Isso é outra coisa. É quando as pistas estão duras e frias ou quando estão mais macias e a neve está mais compactada? Por isso, é preciso ter em conta as condições", diz Yoda Charlotte.
Se não for um madrugador e preferir ir à tarde, quando os outros já tiverem percorrido as pistas, então precisa de esquis que se adaptem a essas condições. Talvez um perfil mais all-mountain do que on-piste?
- Físico
Sim, o seu corpo é importante - e muito! Charlotte aponta o nível de aptidão física como um fator aqui. Também o peso e a altura, "que têm algo a ver com a rigidez, largura e comprimento dos seus esquis", diz ela. Por isso, ponha isso também na equação e largue essa barra de chocolate!
Investir em esquis mais recentes - vale a pena
"As pessoas podem obter muito mais se escolherem esquis com tecnologia moderna. É claro que se pode sempre comprar os bons e velhos esquis, mas com um par novo obtém-se muito mais, porque nos últimos 5 anos tem havido muita coisa a acontecer no desenvolvimento dos esquis", diz Charlotte e nós sabemos que é verdade, porque se há alguém que é nerd em tecnologia de esquis, é ela!
Comprar um par de esquis mais recentes ajudá-lo-á a ir mais longe, a andar mais tempo e a desfrutar muito mais da neve!
Se ainda tiver dúvidas sobre quais os esquis mais adequados para si, consulte o nosso guia de esqui ou contacte-nos e os nossos especialistas internos ajudá-lo-ão!