5 razões para considerar a possibilidade de fazer um circuito de todo-o-terreno
Belas vistas, ar fresco e os sons e aromas da natureza. O esqui de fundo é uma das actividades mais meditativas e aliviadoras de stress que pode praticar. E quando se experimenta, fica-se viciado para sempre!
O essencial
Para a prática de esqui de fundo, é necessário um conjunto de esquis um pouco mais largo do que os esquis de fundo normais. A razão para isso é simplesmente o facto de ir encontrar pó profundo quando sair dos trilhos preparados.
Vamos começar com a razão mais óbvia e importante pela qual deve considerar este desporto:
1. Desfrutar da natureza de uma nova forma
Ver o mundo a partir de um par de esquis é, de certa forma, diferente de fazer uma caminhada. Se optar por fazer turismo de fundo, continuará a sentir o silêncio único da natureza selvagem, mas também desfrutará da experiência espiritual de deslizar através de um mundo de inverno, deixando apenas rastos de esqui na neve.
A principal diferença em relação às caminhadas é que tem a capacidade de percorrer distâncias enormes muito mais depressa do que se estivesse a viajar com as suas botas de caminhada.
Os esquis por baixo das botas também lhe permitem ir a sítios que não seriam possíveis com um conjunto de botas de caminhada normais. Por outras palavras, terá a derradeira sensação de estar em sintonia com a natureza.
2. Obter um novo conjunto de competências
Se faz caminhadas, corre ou anda de skate, é muito provável que esteja em boa forma e mentiríamos se disséssemos que isso não é uma vantagem se quiser explorar o turismo de todo-o-terreno.
É sempre divertido aprender coisas novas e, se nunca esquiou antes, será necessário aprender coisas novas.
Depois de apanhar o jeito, o esqui de fundo tornar-se-á uma forma muito eficiente e agradável de conhecer a beleza da natureza.
3. Excelente exercício físico
Não é de surpreender que o esqui de fundo seja um ótimo exercício físico. Todo o corpo é exercitado, uma vez que se utiliza todo o corpo para alcançar o movimento para a frente.
Apesar disso, o esqui de fundo é muito suave para as articulações e os ossos, uma vez que os movimentos utilizados são muito mais "suaves" do que, por exemplo, a corrida.
4. Aumento do equilíbrio e da acuidade visual
A prática de esqui melhora a acuidade visual, ou seja, a capacidade de detetar mudanças no terreno em condições de luz forte e fraca.
A deslocação do peso na passada diagonal enquanto desliza na neve aumenta o equilíbrio, o que é extremamente importante em todos os desportos, mas também quando envelhecemos, para evitar quedas.
5. Uma óptima maneira de passar tempo em família
Se uma criança consegue andar, pode basicamente aprender a esquiar. Basta montar os esquis e ela começa imediatamente a praticar.
As crianças aprendem muito depressa e não demorará muito até que os seus filhos estejam prontos para esquiar de cabina em cabina e para explorar as magníficas maravilhas da natureza.
Sem neve - Não se preocupe
Se gosta de fazer caminhadas em zonas onde não há neve ou há uma quantidade mínima de neve , outra opção é a patinagem nórdica.
Nos patins nórdicos, utilizam-se bastões para dar impulso e estabilidade. A técnica é muito semelhante à utilizada no esqui de fundo e é perfeita para os esquiadores que querem treinar fora de época.