Como preparar-se para a Vasaloppet e ter sucesso
Está a pensar em participar na maior e mais antiga corrida de esqui defundo do mundo? Falámos com Bo Jensen, 11 vezes concorrente e especialista em esqui, sobre como se preparar para a Vasaloppet
Todos os anos, no primeiro domingo de março, 15 800 esquiadores de fundo, incluindo Bo Jensen, aguardam impacientemente nas pistas da zona de partida o início da lendária corrida de 90 quilómetros. É o culminar de meses de trabalho árduo, devoção e preparação.
Aqui estão os melhores conselhos de Bo sobre como se preparar para o Vasaloppet 2018:
Fique em forma
Se já pratica jogging, ciclismo ou talvez patinagem em linha, está a começar bem. Mas precisa de se pôr num par de esquis para aprender a técnica e habituar o seu corpo ao esqui de fundo.
"Eu recomendaria que tivesse cerca de 300 quilómetros de experiência com esquis de fundo antes do Vasaloppet", diz Bo, salientando que alguns principiantes o fazem com menos quilómetros de experiência.
Se tiveres a sorte de viver num local com neve no outono/inverno, o nome do jogo é sair e esquiar. Bo recomenda o Fischer Twin Skin Carbon IPF Classic Race, que são esquis sem cera. Isto significa que não tem de dominar a difícil habilidade de encerar com um pontapé.
[OS ESQUIS DE PELE TÊM PELE DE MOHAIR.
Os esquis de pele têm pele de mohair que lhes proporciona uma boa aderência e um bom deslizamento para a frente, mesmo em neve gelada e aderente. Os esquis de pele também funcionam na perfeição em temperaturas de neve mais quentes, quando há neve fresca, e quando se pode formar o temido "torrão de gelo" nas bases dos esquis tradicionais.
"Um skin-ski é a escolha certa para a maioria dos esquiadores. Não é necessária muita preparação para o deixar pronto para ir para os trilhos. Basta tirá-los do armazém e está pronto para ir", diz Bo.
Está a olhar pela janela e a perguntar-se porque é que ainda não está a nevar, ou vive num país onde não neva com muita frequência? Não se preocupe, ainda há muitas formas de entrar em forma a tempo do Vasaloppet.
"Faça um favor a si próprio e compre um par de esquis de rodas. É o mais parecido com o esqui de fundo sem neve. As técnicas principais são as mesmas, e tanto o esqui de patins como o esqui de fundo são excelentes para treinar o sistema cardiovascular e todos os principais músculos do corpo", diz Bo.
Apesar de os patins em linha serem uma excelente forma de praticar esqui de fundo durante todo o ano, Bo salienta que é necessário calçar um verdadeiro par de esquis de fundo antes de participar no Vasaloppet
"Não se tem o mesmo deslize entre o esqui e a neve que se tem com os esquis de rodas e o asfalto. Além disso, as manobras são diferentes porque um esqui de fundo é mais comprido do que um esqui de rodas".
Está ocupado durante a semana? Não se preocupe, faça apenas viagens curtas de alta intensidade em que o foco principal é o treino intervalado. Reserve as viagens longas para o fim de semana, onde tem tempo para um treino de baixa intensidade em que o foco principal é o cardio e a técnica.
Saiba mais sobre o que deve ter em conta quando compra um par de esquis de rodas aqui. Lembre-se de complementar o esqui com algum treino muscular e do núcleo.
Saiba como escolher os bastões, as botas e o vestuário de esqui de fundo adequados e obtenha todos os conselhos secretos de Bo para sobreviver ao Vasaloppet na segunda parte de "Como preparar-se para o Vasaloppet e ter êxito.