Aspectos a ter em conta na compra de rodas de skate
As rodas são essenciais para o seu skate e, por muito bem que as trate, acabará por ter de as substituir. Mas as rodas existem em todo o tipo de tamanhos e cores do arco-íris; por isso, como escolher, bem, é bastante fácil.
Teamrider: Bjørn Nicklas Pettersen Truque: FS Smith.
Quer seja um principiante ou um profissional, tem de escolher o tamanho da roda que se adapta ao seu estilo de condução e, na verdade, não é assim tão complicado. Comece por fazer a si próprio a seguinte pergunta: "O que é que eu gosto? Street, Vert/bowl ou talvez um pouco de ambos".
Gostas de rasgar passeios ou de saltar escadas na rua? Então queres um par de rodas mais pequeno, entre 50-53 mm. Isto dá-te um centro de gravidade baixo, o que te dá estabilidade, controlo e torna mais fácil fazer saltar a prancha. Rodas mais pequenas também facilitam o desbaste das bordas.
Este tamanho de roda também é ótimo para parques inspirados na rua.
Teamrider: Noah Graetsch, Trick: FS Smith
Se passas a maior parte do tempo no vert ou no bowl, queres uma roda maior que te dê a velocidade que precisas para subir a rampa ou correr pelos lados do bowl. Recomendamos que escolha uma roda com um diâmetro entre 54-60 mm.
Não consegues decidir se vais passar a maior parte do tempo na rua, no vert ou no bowl? Não se preocupe. Escolhe uma roda com um diâmetro entre 53 e 56 mm e estarás pronto para fazer muita coisa na rua, no parque e até mesmo em cruzeiro.
Suave, dura ou intermédia?
Outro aspeto essencial a ter em conta na compra de jantes é a dureza, ou o durómetro, como também é chamado. (Pode reduzir-se a estas duas regras de ouro quando estamos a falar de rodas de skate).
- As rodas mais duras proporcionam maior velocidade e uma vida útil mais longa e são super reactivas. A aderência é menor em comparação com as rodas macias, mas isso pode ser uma vantagem se estiveres a fazer power sliding.
- As rodas mais macias permitem uma maior absorção do choque e têm mais aderência. O aumento da absorção de choques faz com que perca um pouco de velocidade e tenha uma vida útil mais curta, mas vale a pena se estiver à procura de uma condução suave.
Para os ciclistas que gostam de patinagem de rua, recomendamos um par de rodas com um durómetro entre 95a-99a. As rodas duras são preferidas por muitos patinadores porque são super reactivas e aguentam bem em superfícies irregulares.
Teamrider: Jamie Manning - Trick: FS Blunt
Quanto mais dura for a roda que escolheres, menos indulgente ela será quando estiveres a rolar sobre fendas no pavimento e seixos na estrada.
Uma roda dura proporciona uma grande transferência de potência, o que significa que a pressão que aplicas é transferida diretamente para o teu deck e rodas, dando-te mais velocidade.
Alguns skatepark e vert riders preferem escolher uma roda com uma dureza entre 97-100a. Estas rodas são óptimas para patinar em parques com uma superfície lisa e em verts, onde se pretende ter controlo sobre a redução da vibração e a aderência.
Não deixede consultar a nossa vasta gama de rodas aqui.
Estás a construir o teu primeiro skate personalizado? Então talvez queiras ver o nosso vídeo sobre o que considerar quando estás a montar um skate personalizado.