Comprando uma SUP (paddle board)
SUP ('remo em pé'), é um dos desportos aquáticos de crescimento mais rápido. Se você está procurando uma prancha, aqui estão alguns pontos a serem considerados. Você pode encontrar informações sobre pranchas de SUP sólidas e pranchas de remo insufláveis.
1. Tipos de pranchas de SUP
Como acontece com a maioria dos equipamentos desportivos, a primeira coisa é saber qual será o uso, para uma escolha adequada. Da mesma forma, existem alguns tipos principais de pranchas - pranchas de SUP de surf, allround, flatwater (turismo) e SUP de corrida. Derivando delas, existem várias variações, como pranchas allround de SUP para windsurf ou pranchas de Yoga, que são basicamente uma versão mais larga e longa das pranchas allround.
- Surf SUP As pranchas são normalmente mais curtas, mais estreitas no "nose" e no "tail" e têm mais rocker (uma curva no nariz e na cauda da prancha) do que os outros tipos de pranchas. Isso torna a prancha mais manobrável e, portanto, mais fácil de surfar nas ondas. No entanto, isso também significa que essas placas de SUP são geralmente menos estáveis e mais difíceis de direcionar em águas planas.
- As pranchas allround são geralmente mais largas, mais compridas e mais grossas do que as SUPs de surf. Como o próprio nome indica, essas pranchas são perfeitas para uso geral e permitem que os iniciantes explorem os vários aspectos do SUPing. Eles são estáveis e fáceis de planar em águas calmas, mas também têm um rocker decente para se apresentar nas ondas. Se você está procurando uma compra pela primeira vez, uma placa versátil é uma boa escolha.
- Pranchas Flatwater (ou também conhecidas como turismo)são projetados para remar em águas calmas, sem ondas. Mas você também pode usá-los para remar no mar, se as condições forem adequadas. Sua construção é otimizada para cortar bem na água e deslizar com mais suavidade, tudo devido a um nariz mais afiado e deck mais longo. Eles são largos o suficiente para os iniciantes se equilibrarem, o que também os torna adequados para uma primeira compra, se você não quiser pegar ondas.
- As pranchas de corrida , à semelhança das de águas calmas, são ainda mais compridas e também com uma ponta afiada, mas mais estreitas para ganhar velocidade com facilidade. Essas pranchas normalmente não são adequadas para iniciantes, pois equilibrar nelas pode ser muito desafiador.
2. Tamanho da Prancha - comprimento e volume
Para encontrar o tamanho certo da prancha, os dois fatores principais são volume e comprimento. O volume (em litros) mostra a capacidade da prancha de flutuar com o peso sobre ela e é calculado com base no seu próprio peso. Quanto maior o volume, mais peso a prancha pode suportar. Os iniciantes normalmente devem procurar por mais volume nas pranchas para adicionar estabilidade e flutuabilidade.
A regra é basicamente que um litro de volume desloca um litro de água e, respectivamente, cria uma elevação de um quilo. Isso significaria que um litro de volume da prancha carregaria / levantaria um quilo de peso. Para iniciantes, recomendamos aproximadamente o dobro do número de litros em relação ao seu peso. Por exemplo, uma pessoa com peso de 88 kg deve procurar uma prancha com volume ca. 176 litros.
O próximo passo é determinar o comprimento. O comprimento (medido em pés e polegadas - por exemplo, 10'8 '' lido como 10 pés e 8 polegadas) depende do tipo de prancha que você escolheu (surf, flatwater, allround, corrida) e seu peso. As pranchas mais longas têm a vantagem de serem mais rápidas e estáveis, enquanto as mais curtas são mais manobráveis. Em qualquer caso, certifique-se de que a prancha específica que escolheu é adequada ao seu peso. Normalmente cada produto e fabricante tem suas próprias recomendações em relação à relação peso / comprimento.
3. Insuflável ou prancha sólida?
Ao comprar uma prancha de SUP, você também pode escolher entre uma prancha sólida ou inflável. As pranchas sólidas são feitas de vários materiais, como espuma, fibra de vidro, kevlar, madeira e plástico. A construção mais comum de placas sólidas é feita de espuma, revestida com epóxi e fibra de vidro. Isso os torna um pouco mais frágeis em comparação com as pranchas SUP insufláveis.
Pranchas de SUP insufláveissão feitos de plástico PVC em camadas com fibras entrelaçadas conectando as camadas inferior e superior, chamadas de construção de ponto descendente. São mais fáceis de transportar e não requerem muito espaço de armazenamento, mas, no entanto, são bastante rígidos. Além disso, os insufláveis (iSUP) são muito duráveis em comparação com pranchas sólidas e perfeitos para iniciantes . Você pode ver as vantagens de ambos na tabela abaixo.
4. O remo
Quando falamos de SUP, não podemos pular a raquete como parte intrínseca do equipamento. A raquete consiste em um cabo, uma haste e uma lâmina. Os principais itens a serem considerados ao escolher sua raquete são a altura e o tamanho da lâmina.
Para entender mais facilmente o tamanho da lâmina, você pode compará-la a uma engrenagem de bicicleta. Se você quiser pedalar por mais tempo, escolha uma marcha mais baixa, que não é tão pesada e lhe dá a força necessária para fazer as curvas. Ao passo que, se você precisa acelerar e ter esse sprint de velocidade, você engata uma marcha mais alta. Parece mais pesado, mas dá a você aquele impulso poderoso e instantâneo. Acontece o mesmo com as lâminas SUP. Lâminas maiores dão golpes mais poderosos, que respectivamente deslocam mais água e, portanto, tornam o remo mais eficaz. Eles são os preferidos para surfar ondas em seu SUP, pois dão estabilidade e batidas poderosas ao remar para a onda. Lâminas menores, porém, são mais adequadas para SUP touring e allround, onde você remar por longos períodos de tempo. Lâminas menores ou médias são boas para iniciantes, pois não requerem tanta força.
A altura da raquete é determinada pelo tipo de SUP que você escolheu e sua própria altura. A raquete deve ser sempre mais alta do que você, e a quantidade de centímetros que você adiciona à sua altura depende do tipo de SUPing. Por exemplo, se você vai surfar SUPing, você pode adicionar aproximadamente 7 polegadas. No entanto, se for competir, você pode adicionar até 11 polegadas. Se você quiser usar sua prancha tanto para surf quanto para flatwater, você deve comprar duas raquetes ou uma ajustável, especialmente se você quiser compartilhar sua prancha de SUP com a família e amigos.
Como mencionado, você pode obter um remo fixo que é projetado para um tipo específico de remo e normalmente usado por pilotos avançados que são claros em suas preferências. As pás ajustáveis podem ser de 2 ou 3 peças. O mais comum é o de 2 peças, enquanto os de 3 peças são usados principalmente com SUPs infláveis.
5. Barbatanas
Por último, as barbatanas de uma prancha de SUP permitem ajustar as características básicas de pilotagem. A regra prática é semelhante a esta para a própria placa: aletas maiores e mais largas fornecem mais estabilidade, enquanto as menores aumentam a capacidade de manobra.
As barbatanas são normalmente removíveis e fáceis de trocar. Eles também vêm em várias configurações, mas os principais tipos são:
- Barbatana única - não desacelera muito a sua prancha enquanto rema (devido ao peso e ao maior atrito com a superfície da água). Esta configuração é boa para SUPing em águas planas;
- A configuração de 3 barbatanas ou também conhecida como configuração de propulsor fornece rastreamento direto em águas planas e, ao mesmo tempo, bom controle ao surfar. Todas as três barbatanas são normalmente quase do mesmo tamanho;
- A configuração 2 em 1 inclui três barbatanas também, mas a aleta central é maior do que as duas aletas laterais. Esta configuração é preferida para surfar SUPing.
As pranchas de SUP insufláveis também podem ter qualquer uma das configurações de barbatanas acima. A única diferença é que eles usam aletas semirrígidas removíveis ou uma borracha flexível que é fixada na prancha. Você também pode andar de infláveis sem nadadeira se quiser seguir o curso de um rio com pequenas corredeiras e águas rasas.
Então, para resumir, as coisas gerais a se considerar antes de comprar sua prancha de SUP são:
- O tipo de SUPing que você pretende praticar;
- O tamanho da prancha em termos de volume e comprimento;
- Considere se você quer uma placa insuflável ou sólida;
- Escolha a configuração certa de remo e barbatanas