Comprando uma wakeboard
Pronto para o wakeboard? Aqui está um guia rápido e fácil do que você precisa ter em mente antes de comprar seu equipamento.
1. Tipo de wakeboard e quantidade de flex
Em primeiro lugar, você deve pensar no tipo de wakeboard que fará. Existem dois tipos de wakeboard: Cable park e boat waking. O wakeboard de parque de cabo fala por si - você é rebocado por um cabo suspenso (semelhante aos teleféricos de arrasto em estações de esqui). Essas pranchas têm bases mais flexíveis e sem características e aletas removíveis (ou nenhuma). Wakeboard de barco significa que você é rebocado por um barco, e o design dos pranchas de wakeboard para este tipo é mais rígido (menos flexível), tem recursos na base para ajudá-lo a entrar mais facilmente na esteira e vem com uma variedade de nadadeiras.
Você também pode obter uma placa híbridaque combina os recursos para wakeboard por cabo e barco - com flex médio (mais macio na ponta e na cauda e mais rígido entre as amarrações), design de base simples e aletas removíveis.
2. Comprimento
Provavelmente, o recurso mais importante a se considerar é o comprimento da prancha de wakeboard. O comprimento é determinado pelo seu próprio peso, e se vários pilotos vão usar a prancha, é melhor adaptar a prancha ao piloto mais pesado. Abaixo está uma tabela com tabela de comprimento de wakeboard sugerido dependendo do peso, e também uma nota rápida sobre como dimensionar para cima / para baixo.
Lembre-se de que este é um guia geral, portanto as recomendações de tamanho podem variar de produto para produto.
Portanto, você deve escolher uma prancha um pouco mais curta ou um pouco mais longa?
Conseguindo uma prancha mais longa, é uma tendência crescente entre muitos pilotos (iniciantes e avançados), e especialmente entre os pilotos de parques de cabo. Aumentar o tamanho torna mais fácil andar na prancha, dando-lhe um impulso melhor fora da esteira. Pranchas maiores também proporcionam uma aterrissagem mais suave, mais velocidade e mais controle ao tentar manobras pela primeira vez (devido à superfície maior em contato com a água). Eles flexionam melhor, têm pontos de equilíbrio maiores ao fazer pressões e fornecem mais potência para manobras aéreas.
As pranchas menores são mais fáceis de manobrar, mas mais lentas e mais difíceis de empurrar na água (uma vez que menos área da superfície da prancha está em contato com a água). Os pousos em pranchas menores também são mais difíceis e vêm com uma chance maior de cavar no nariz da prancha.
3. Rocker
Rocker é simplesmente o perfil de curva (dobra) da placa. Existem dois tipos principais: rocker contínuo e de 3 estágios . No entanto, recentemente, há uma tendência crescente de curvatura(semelhantes aos perfis de curva de esquis e snowboards) e pranchas de rocker híbridas (uma mistura de rocker contínuo e de 3 estágios)
- O balancim contínuo proporciona uma forma curva suave e fluida. As pranchas com rocker contínuo proporcionam um passeio mais rápido e suave, aterrissagens mais suaves e um entalhe fácil. Esta forma é freqüentemente usada para passeios em parque de cabo;
- O perfil de rocker de 3 estágios tem três planos distintos na parte inferior da placa. Isso faz com que a prancha suba ao encontrar o velório. No entanto, esta cadeira de balanço também faz a prancha ir um pouco mais lenta, pois ela desliza na água em vez de deslizar. Esse rocker é mais adequado para pilotos intermediários e avançados. Esta forma é frequentemente escolhida para andar atrás de um barco.
- Camber rockeré um design de forma relativamente novo. Ele distribui o peso do ciclista de maneira mais uniforme, o que automaticamente tira um pouco da pressão do seu pé traseiro, pois estimula uma postura mais natural. Se você já pilotou um rocker contínuo ou de 3 estágios até agora, pode levar algum tempo para se acostumar com a curvatura.
- Os rockers híbridos são uma mistura dos dois primeiros tipos: um mais suave, com uma curva no meio e uma ponta e cauda mais recortadas. Esta forma pode ser útil tanto no parque quanto atrás do barco.
4. Formas de base
Além do design atraente, a base da prancha de wakeboard vem com várias formas que afetam o passeio da prancha. Existem três formas de base principais - sem características, com canais e com lombada em forma de V. Além disso, você pode ter côncavos que são amassados especiais, criando sustentação e atuando como aceleradores de redução de sucção.
- Sem feiçõesa base não tem aletas ou canais moldados; o passeio é, portanto, afetado pela forma geral, o rocker e as nadadeiras;
- Os canais em sua prancha funcionam como aletas longas e extrudadas que quebram a tensão superficial no pouso; eles também ajudam a direcionar o fluxo de água.
- Os espinhos em forma de V , semelhantes aos canais, suavizam as aterrissagens e tornam mais fácil rolar de uma borda da prancha a outra (geralmente adicionadas a pranchas de rocker de 3 estágios).
5. Barbatanas
Existem dois tipos principais de barbatanas: moldado em (permanente) e removível . A maioria das placas para iniciantes apresenta os dois. Você também pode pedalar sem barbatanas (remova suas barbatanas), por exemplo, em um parque de cabos para tirar o máximo proveito dos obstáculos e evitar pegar uma barbatana em um deles, enquanto desliza.
Principalmente, as nadadeiras podem ser longas e curtas, onde nadadeiras mais longas proporcionam um passeio mais estável e previsível (adequado para iniciantes) e mais curtas permitem mais liberdade de movimento e uma sensação mais solta na água (pilotos intermediários e avançados).
6. Bordas
Finalmente, olhando para as bordas, você deve considerar o estilo de pilotagem que você tem ou deseja ter.
Bordas afiadas são adequadas para uma pilotagem mais agressiva, onde cortes mais profundos são feitos na água e a velocidade é maior. As bordas arredondadas, ao contrário, são para pilotos mais descontraídos que desejam deslizar melhor na superfície e se concentrar em manobras de superfície.
Bordas variáveis combinam o desempenho e a sensação de bordas afiadas e arredondadas. Isso é possível devido ao aumento da nitidez na ponta e na cauda (para mais aderência e poder de corte) e bordas mais arredondadas perto do meio da placa (para uma sensação mais amanteigada).
Então, para resumir, antes de começar sua prancha de wakeboard, você precisa pensar em:
- O tipo de pilotagem e a quantidade de flexão
- Comprimento
- O roqueiro
- As formas básicas
- As barbatanas
- E as bordas
E lembre-se - certifique-se sempre de se divertir na água!