Comprar pranchas de Snowboard
A escolha da prancha de snowboard dependerá amplamente do teu nível e do facto de a tua paixão passar pela pista, parque ou fora da pista. Outros fatores importantes a serem considerados são o tamanho do teu pé, peso e altura.
Qual o comprimento e largura que deves escolher para a tua prancha de snowboard?
- O comprimento é determinado pela tua preferência de terreno e pela tua altura. De forma geral, a tua prancha de snowboard deve encontrar-se algures entre o ombro e o centro da tua cabeça. No geral, as pranchas mais compridas do que isso são recomendadas para backcountry/fora da pista, enquanto as pranchas mais curtas são adequadas para performances freestyle. Uma prancha intermédia é versátil e adequada para praticar snowboard em todas as disciplinas de montanha.
Para iniciantes e crianças, recomenda-se normalmente que escolhas uma prancha um pouco mais curta para alcançares uma experiência fácil e divertida na tua prancha de snowboard. - A largura distingue-se principalmente entre normal e larga. As pranchas largas são recomendadas para um tamanho de pé 44 e maior. Excecionalmente, isto não se refere à largura das pranchas júnior.
Há três tipos de pranchas de snowboard
- As pranchas de snowboard twintip são adequadas para parques e manobras, mas também são divertidas para brincares na pista. A parte frontal e posterior da prancha de snowboard é 100% idêntica em termes de shape e os fixadores são centralmente colocados, tornando-a fácil de manobrar para ambos os lados e para realizar manobras.
- As pranchas de snowboard all mountain são as pranchas mais versáteis. O design é similar ao shape da prancha de snowboard twintip, mas os fixadores, flex e ponto de equilíbrio são deslocados para trás na prancha de snowboard. Este tipo de prancha de snowboard é uma ótima compra para a maioria das pessoas, dado que se adequa a todas as disciplinas de montanha, o que significa que é adequado tanto para a pista, como para o parque e fora da pista.
- Backcountry: este tipo de prancha de snowboard é feita para neve mais profunda fora da pista. A shape de uma prancha de snowboard backcountry é muito similar à de uma prancha de surf e a grande superfície da prancha dá uma ótima fluidez na neve mais profunda.
Designs das pranchas de snowboard
Shape
- Direcional: é projetada para ser manobrada apenas num sentido e é frequentemente utilizada na pista ou fora da pista. Esta shape apresenta um design mais rígido na extremidade da prancha, o qual fornece estabilidade a altas velocidades.
- Twin: projetada com uma parte frontal e posterior idênticas, tornando-a adequada para o parque e manobras. As pranchas de snowboard de shape twin podem ser manobradas em ambas as direções.
- Twin direcional: é uma mistura de ambas as shapes, frequentemente projetada para pranchas de snowboard para todas as disciplinas de montanha e freestyle.
DESIGN DA BASE
Uma base (a parte inferior das pranchas de snowboard) varia e pode ter um design camber, rocker ou liso. Estes designs são frequentemente combinados, dependendo da finalidade da prancha de snowboard.
- Rocker: válido quando uma prancha de snowboard curva para cima na cauda e/ou na extremidade da prancha de snowboard, tornando-a ideal para neve mais compacta e curvas fáceis. A rocker previne a resistência e torna-a uma prancha sólida no parque.
- Camber: o nariz e a cauda de uma prancha de snowboard são prensados para baixo na neve, aumentando a área de contacto com a neve e dando uma melhor aderência na extremidade.
- Lisa: fornece 100% de contacto com a superfície da neve, resultando em mais estabilidade do que uma rocker tradicional e oferece curvas fáceis.