Uma viagem de BMX com o Jugendpark Schlachthof
O Jugendpark Schlachthof é um belo exemplo de uma comunidade cultural que cria coesão e esbate as divisões sociais. Schlachthof é um parque de BMX e de skate, mas é muito mais do que um parque de skate normal. Recentemente, apoiámos a sua excursão anual de BMX e aqui partilhamos alguns destaques da viagem, ao mesmo tempo que discutimos as ideias por detrás dela.
Quando o sol está alto no céu e o tempo está perfeito para actividades ao ar livre, o Jugendpark Schlachthof é frequentemente frequentado por mais de 150 visitantes activos de todas as idades - desde crianças, a jovens e adultos. Todos os membros da família podem encontrar algo divertido para fazer lá. As pessoas juntam-se para várias actividades, como BMX, skate, basquetebol de rua, futebol de rua e muito mais.
O parque também acolhe uma variedade de workshops, campos de férias, eventos e competições que ajudam a criar um ambiente enérgico, diversificado e inclusivo, com espaço para todos, independentemente das origens.
Um grande exemplo é o Butcher Jam anual, que fez do Schlachthof um local bem conhecido no mundo do BMX. No Butcher Jam, há competições de BMX parque, dirt jump, highest air, mini ramp e muito mais. Embora a Butcher Jam desempenhe um papel importante na comunidade do BMX, o evento tornou-se muito mais do que uma competição de BMX: é um festival de música, dança e todo o tipo de divertimento, onde alguns dos melhores ciclistas de BMX do mundo se juntam a jovens principiantes.
Sportpiraten, a organização por detrás do Jugendpark Schlachthof, tem como objetivo criar espaços de aprendizagem e comunidades para todos os que queiram contribuir. A organização funciona com base no princípio da educação entre pares, em que os utilizadores aprendem uns com os outros e se tornam parte de uma comunidade de aprendizagem dinâmica. Por outras palavras, os utilizadores do Jugendpark Schlachthof não são apenas visitantes que pagam a entrada e usufruem das instalações do parque.
De facto, não é cobrada qualquer taxa de entrada. No entanto, pode ser necessário varrer ou limpar as rampas para as preparar para andar. Os utilizadores do parque contribuem ativamente para o seu desenvolvimento. Esta é uma forma de o Schlachthof ajudar a dar às crianças e aos jovens um sentido de propriedade e de responsabilidade de que poderão beneficiar noutros aspectos das suas vidas.
Todos os anos, a Schlachthof organiza uma viagem de BMX para um grupo de crianças. Repletas de descobertas culturais e lições de vida, estas viagens oferecem muito mais do que a oportunidade de percorrer alguns dos locais mais selvagens de BMX. Quando os miúdos regressam a Flensburg, trazem uma grande dose de inspiração e encorajamento, tornando-os não só melhores ciclistas, mas também prontos para dinamizar a cena local de BMX através do espírito comunitário e da criatividade.
Na SkatePro, estamos fascinados com o trabalho que eles fazem no Jugendpark Schlachthof. Vemos uma ligação clara com o nosso conceito Giveback, em que apoiamos iniciativas que utilizam a paixão pelos desportos de ação para criar uma sociedade melhor e fortalecer as comunidades locais.
Explorar os melhores locais de BMX do Reino Unido
Este ano, um grupo de 15 jovens foi visitar alguns dos locais mais emblemáticos de BMX no Reino Unido. Acompanhámos a sua viagem nas redes sociais e reforçámos a nossa convicção de que os desportos de ação podem constituir uma base sólida para comunidades e experiências fortes.
A SkatePro contribuiu para a viagem com artigos práticos, como roupas, pneus, câmaras de ar e ferramentas, e também fez uma contribuição financeira de 1000 euros, elevando o valor total dos nossos esforços para 2600 euros.
A viagem teve lugar em outubro e, como queríamos saber mais sobre a viagem, contactámos Katja Wrobel da Sportpiraten. Katja participou ela própria na viagem e desempenha um papel central no Sportpiraten.
Achamos espantoso que organizem estas viagens com 15 jovens pilotos de BMX. Podem falar-nos do processo de planeamento? Como é que escolheram os parques de skate a visitar?
"Deixamos as principais decisões para os miúdos, por isso são eles que dizem onde querem ir. Este ano, foi acordado que a viagem deveria ir para o Reino Unido para andar nalguns dos maiores parques de BMX indoor. As próprias crianças são responsáveis pelo planeamento da viagem. Decidem quais os parques que querem visitar e depois sentam-se com um mapa para organizar o percurso. Têm de descobrir quando os parques estão abertos e, se estivermos em frente a um parque que está fechado, o problema é deles por não terem verificado o horário de funcionamento do parque com antecedência. Tudo isto ajuda a criar um sentido de responsabilidade. Todos os participantes na viagem estão envolvidos na tomada de decisões".
Para além das novas competências em BMX, havia outras competências para a vida que esperava que as crianças desenvolvessem durante a viagem?
"Isto está um pouco relacionado com a primeira pergunta. É importante para nós que os jovens cuidem de si próprios e aprendam a importância de assumir a responsabilidade por si próprios e pelo grupo. Aprendem a comportar-se em grupo e têm-se saído muito bem. Há espaço para todos e verificámos que todos ajudaram a criar uma grande dinâmica de grupo. Ao mesmo tempo, também estão a aprender muito ao conhecerem novas culturas e ao praticarem uma língua que lhes é ensinada na escola. Também praticam as suas capacidades de networking quando conhecem pilotos profissionais ou quando estabelecem contacto com crianças que podem querer participar em alguns dos nossos futuros campos de BMX em Flensburg."
O que é que o Jugendpark Schlachthof reserva para o futuro?
"Estamos sempre num processo e não temos um objetivo final. As rampas ficam gastas e precisam de ser reparadas, e talvez seja necessário construir novas. Se precisarmos de reparar alguma coisa, é óbvio que não começamos a construir coisas novas para o parque. Se alguém vê uma necessidade de melhoria ou de renovação, senta-se com um dos colegas mais velhos e, em conjunto, descobrem como podem resolver a tarefa. Desta forma, os problemas são resolvidos de uma forma que vai ao encontro dos seus desejos, e os jovens fazem parte do processo e adquirem novas competências práticas."
"Em geral, a cultura BMX está em ligeiro declínio na Alemanha. Atualmente, não há muitos novos ciclistas a juntarem-se à cena. Mas em Schlachthof é diferente. Aqui, estamos a ver mais ciclistas novos a chegar. Talvez isso tenha algo a ver com o facto de, na Butcher Jam, garantirmos que há espaço para todos. Fazemo-lo através do concurso Nachwuchs, onde as novas gerações de BMX'ers mostram o que sabem fazer. Também temos aulas para principiantes, amadores, profissionais e raparigas. Não importa se é um ciclista experiente ou não - ninguém é excluído. Talvez estas coisas possam explicar porque é que vemos tantos jovens fascinados pelo BMX".
Tem alguma anedota ou boa história da viagem que gostasse de partilhar?
"Fiquei um pouco emocionado quando um dos miúdos da viagem escreveu no Instagram que o seu sonho se tinha tornado realidade na viagem a Inglaterra, porque tinha experimentado estes parques de skate fixes. Ele agradeceu ao Sportpiraten por lhe ter dado a oportunidade de experimentar algo que, de outra forma, nunca teria experimentado. Isso dá-me fé de que o nosso trabalho faz a diferença".
É verdade que foram consumidas 4 paletes de shots de gengibre durante a viagem?
"Sim... Está a referir-se à nossa pequena ficha informativa. Bem, esta é a primeira vez que tentamos criar uma ficha informativa da nossa viagem. Por exemplo, também podem ver quantos quilómetros percorremos. Foi sobretudo por diversão que mencionámos os shots de gengibre, mas apercebemo-nos de que tínhamos consumido uma grande quantidade de shots de gengibre durante a viagem."
"Começou com os participantes adultos a beber shots de gengibre porque ouvimos dizer que é saudável, mas de repente as crianças também pediram shots de gengibre porque sentiram que era um bom impulso de energia, por isso sim... acabámos por beber muitos durante a viagem."
Obrigado à Katja e ao Sportpiraten por uma colaboração fantástica e inspiradora - e lembrem-se que o próximo Butcher Jam tem lugar de 6 a 8 de junho de 2025.
Saiba mais sobre o Sportpiraten e o Jugendpark Schlachthof aqui: