Como escolher as suas rodas de skate
O skate, ou blading, está a ter um grande regresso nos últimos tempos. E ao longo do tempo, os tipos de rodas aumentaram em número e evoluíram muito. Eis como escolher entre as diferentes formas, tamanhos e materiais.
1. Diâmetro
No mercado, pode encontrar rodas de 55 mm a 125 mm. Cada tamanho tem as suas vantagens e desvantagens. Normalmente, as rodas grandes proporcionam mais velocidade, conforto e aderência, enquanto as rodas mais pequenas são preferidas quando se procura controlo e estabilidade.
O importante aqui é ter em conta e certificar-se de que as novas rodas que vai adquirir são compatíveis com a configuração do seu quadro.
2. Perfil
Outra coisa a ter em conta é a forma das rodas ou o seu perfil. Dependendo desse perfil, os seus patins terão novamente um objetivo diferente. As rodas mais planas são mais estáveis e controláveis, enquanto as mais finas permitem um rolamento mais rápido.
Nota! Não misture rodas com perfis diferentes, pois o resultado será um patim difícil de equilibrar e de rolar a direito.
3. Material
As rodas de skate são feitas de uretano e a sua qualidade e concentração podem variar. Isso afecta o facto de serem macias ou duras, expresso por um número entre 75 e 100 (110) seguido da letra "A".
Quanto mais macia for a roda, menor será o número e, pelo contrário, quanto mais dura for a roda, maior será o número. A qualidade da roda e o seu material afectam significativamente a experiência de condução, pelo que é uma das coisas a que deve prestar atenção.
4. Cubo da roda
O cubo é a "jante" das rodas. Tal como nos automóveis, um cubo mais pequeno torna a roda mais confortável e aderente. No entanto, isso também significa menos velocidade e mais peso.
O design do cubo também afecta o desempenho das rodas. Um cubo mais sólido, semelhante a um disco, significa mais capacidade de resposta e apoio à carga, mas isso também o torna mais afetado pelas vibrações.