Quadros da velha guarda: Mais fortes do que nunca
Quer seja para andar de skate ou apenas para colecionar, o skate com formato old school regressou à cena do skate.
Enquanto os jovens skaters cresceram com a prancha de estilo popsicle como única escolha, os skaters dos anos 80 andavam de skate com a prancha de formato old school. Este tipo de pranchas não era apenas uma peça de equipamento de skate, mas também uma obra de arte que exprimia toda a cultura do skate dos anos 80.
Muitos dos skaters de antigamente começaram a colecionar estas pranchas da velha guarda, quer por pura nostalgia, quer para fazer cruzeiros ou patinar. Mas os skaters mais novos também começaram a fazer shredding nas ruas, bowls e verts com estas pranchas da velha guarda.
Foto: Ryan Guettler - Rider: Shane Allison
Enquanto os decks de skate dos anos 70 quase não tinham arte, as pranchas dos anos 80 abraçaram a possibilidade de usar o deck como uma tela. Isso resultou em desenhos selvagens e gráficos coloridos que até hoje são uma obra de arte em si.
Uma explosão do passado:
Uma das principais marcas desse período é a Madrid Boards, que até hoje continua a fabricar pranchas à moda antiga. A sua última coleção é uma colaboração com as pessoas por detrás de Stranger Things e é uma homenagem à cultura pop e de skate dos anos 80.
Estas pranchas não só são fiéis aos anos 80 na forma e no côncavo, como os fantásticos desenhos gráficos também nos levam a pensar em ilustradores como o lendário Jimbo Phillips, cujo trabalho ainda hoje é visto como arte.
Se gosta mais de um estilo de arte realista, a gama da Madrid também apresenta algumas das imagens mais sombrias de Stranger Things, como o xerife Hopper no campo de abóboras infectadas ou quando as crianças enfrentam o monstro das sombras.