Corrida de BMX: O que é preciso para andar como os profissionais?
Enviámos o novato em BMX Mads para correr com Simone T. Christensen, que é uma das mulheres mais rápidas do mundo. Vê como correu aqui e aprende as 3 técnicas principais para te tornares um verdadeiro campeão de BMX de corrida.
Quão difícil pode ser dominar o BMX de corrida se nunca andaste numa antes? Bem, a resposta é muito difícil. Queres ver como é quando um principiante corre contra um piloto profissional, que acabou de ganhar uma medalha de prata no Campeonato Europeu? Então vê o vídeo acima.
Reunimos 3 técnicas em que te deves concentrar se quiseres fazer melhor do que o Mads numa pista de corrida.
Manter os pedais na horizontal
Esta é simplesmente a primeira coisa que tens de aprender. Se não tiveres os pedais na posição horizontal quando estiveres a fazer um salto ou a passar por cima de um conjunto de rolos, vais ficar preso, desequilibrar-te, parar ou bater.
Mas temos óptimas notícias. Pode praticar isso em casa, na rua. Dê alguns passos e depois pratique manobrar a bicicleta enquanto mantém os pedais na horizontal. Quando sentir que domina a técnica, está pronto para a levar para a pista e praticá-la enquanto conduz sobre saltos, rolos e bermas.
Aprender a bombear para ganhar a corrida
Dominar o bombeamento é tão importante como pedalar quando se trata de ganhar velocidade. O bombeamento é basicamente uma forma de ganhar velocidade sem usar os pedais. Isto é muito útil quando estás na pista.
Ao fazer a transição para o salto, transfira o peso do corpo da frente para a parte de trás da bicicleta. Ao mesmo tempo, puxe os braços, os ombros e as pernas na direção do corpo. À medida que a roda dianteira desce no rolo, empurre para baixo e para a frente com os braços e as pernas. Isto dar-lhe-á mais velocidade, o que é crucial se quiser ganhar.
Dominar o portão
O gate ou o snap, como é chamado, é um dos momentos mais importantes numa corrida de BMX. Com uma boa partida, está a ir na direção da vitória. Aprender como se posicionar no gate é fundamental para obter a melhor largada possível.
Certifica-te de que a tua bicicleta está direita: Olhe para a roda dianteira e, se esta estiver a sobressair em qualquer um dos lados do quadro, tem de a corrigir. O próximo passo são os pedais, certifique-se de que estão na horizontal.
As mãos, os ombros, os pés e as pernas devem estar na posição correcta: Subir para a bicicleta, colocar o pé da frente no pedal, encontrar o equilíbrio e colocar o outro pé no contrapedal. Suba para a bicicleta e aprenda a manter-se relaxado. Se começar a cair para a esquerda, empurre para a frente o lado direito do guiador e, se cair para a direita, empurre um pouco o lado esquerdo.
Os braços devem estar ligeiramente dobrados e os pulsos devem estar virados para a frente (os nós dos dedos apontados para baixo). O mesmo se aplica aos pés e às pernas. Dobre um pouco as pernas e coloque os pés, para estar pronto a pedalar. É assim que os profissionais o fazem.